FANDOM

Cláudio Manuel da Costa teve papel fundamental para o Arcadismo brasileiro. Sua obra intitulada “Obras” foi o marco simbólico do inicio do estilo no país, em 1798. Rompendo com a estética, o cultismo e a grandiosidade Barroca, o Arcadismo tem como características a simplicidade, a vida pastoril e a exaltação da natureza. A necessidade de aproveitar o presente, “Fugere Urbem” – fugir da cidade e “Carpe Diem”- aproveite o dia, são ideologias que marcam o estilo.

No Brasil, na época árcade (de 1768 a 1836) a economia se baseava na extração do ouro nas minas, a capital econômica e cultural do país havia sido transferida de Salvador para o Rio de Janeiro e Minas Gerais. O crescimento dessas cidades favoreceu a circulação de informações e logo o Arcadismo foi trazido de Portugal pelos jovens de alta classe. A colônia não oferecia cursos superiores, o que fazia com que a maioria dos estudantes o buscassem em Portugal, na Universidade de Coimbra (como aconteceu com Cláudio Manuel da Costa , Tomás Antônio Gonzaga e Gregório de Matos ), que voltavam então com ideias iluministas e influenciados pela independência dos EUA. Tais fatores fizeram com que o Arcadismo no Brasil fosse um estilo encontrado basicamente em Minas Gerais, por isso percebemos a quantidade de obras tendo como cenário o ambiente rústico mineiro, principalmente Vila Rica.

Na Europa, surgia os trabalhadores assalariados, enquanto no Brasil a escravidão permanecia, fato que gerou uma série de revoltas no país. Entretanto, e revolta da qual os maiores escritores Árcades brasileiros se envolveram (Tomas Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa) a inconfidência mineira, não acusava a escravidão. Por ser um movimento elitista, os inconfidentes defendiam a diminuição dos impostos e a maior participação na vida política do país. Movimento fracassado devido à deslealdade de Joaquim Silvério dos Reis, todos envolvidos foram exilados, exceto seu líder Tiradentes que foi morto.

A incorporação do Indígena na literatura também é característica desse estilo no Brasil, já que, a vida indígena pacata com a natureza é compatível com a ideia de “abolir as inutilidades” (inutilia truncat), simplicidade e vida bucólica, que são as bases do arcadismo europeu.

Júlia Maria

107

Também no FANDOM

Wiki aleatória