FANDOM

Carpe DiemEditar

Sociedade pm

"Sociedade dos Poetas Mortos" - Carpe Diem

Carpe Diem é e um termo muito usado no periodo barroco, ele significa "aproveite o momento". O termo original em latim foi escrito pelo poeta latino Horácio, no livro de "Odes" em que aconselha sua amiga Leucone na frase: "... Carpe diem, quam minimum credula postero". Uma possível tradução seria "... colha o dia de hoje e confie o minimo possivel no amanhã".

O significado de Cape Diem é um convite para que se aproveite o tempo presente, usufruindo os momentos sem pensar muito no que o futuro reserva.

Podemos ver esse conceito bem no filme (Sociedade dos poetas mortos) em que os estudantes da instituição em que se passa o filme sofrem opressões a todo momento de seus pais e professores. Após o professor falar sobre este conceito aos alunos eles se sentem com vontade de quebrar as regras, de viver o presente aproveitando o que eles mesmo queriam, nao o que era imposto a eles, assim eles viviam o verdadeiro significado do Carpe Diem.

Fugere UrbemEditar

Direita-esquerda

"Fugere Urbem" Esquerda: Vida infeliz na cidade Direita: Vida feliz no campo

Equivalente ao Bucolismo, o Fugere urbem - Fuga da Cidade - prega uma vida simples e natural, no campo, longe dos centros urbanos. Tal princípio era reforçado no seculo XVIII pelo pensamento do filósofo Jean Jacques Russeau, segundo o qual a civilização corrompe os costumes do ser humano, que é bom por natureza.

O aurea mediocritas - vida mediocre materialmente, mas rica em realizações espirituais - é a idealização de uma vida pobre e feliz no campo, em oposição à vida luxuosa e triste na cidade.