FANDOM

Teresa.jpg
Barroco
Editar

O barroco é um estilo artistico que surgiu na Italia no final do século XVI e meados do seculo XVII. Espalhou-se primeiramente pelos paises de religião católica na Europa e na América, depois espalhou-se por países protestantes e alguns pontos do oriente.

De certa forma, foi um movimento que deu continuidade ao Renascimento, já que ambos compartilhavam um interesse pela arte Clássica, ainda que a irterpretassem de formas diferentes, que resultou em expressões diferentes em cada periodo.

Diferente do Renascimento o barroco mostrava maior dinamismo, contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo, além de manifestar uma tensão entre o gosto pela materialidade opulenta e as demandas de uma vida espiritual. Caracteristicas estas que não estao sempre evidentes e nao se apresentam necessariamente todas em uma obra.

Para muitos pesquisadores e estudiosos o barroco não foi apenas um movimento artistico, mas sim um periodo histórico em que se apresenta todo um novo modo de entender o mundo, de entender o homem e Deus.

Suas Principais Caracteristicas são:

1) A arte da contrarreforma

2) O tema da passagem do tempo ( Carpe Diem )

3) Cultismo e Conceptismo

4) Conflitos entre corpo e alma

5) Forma Tumultuosa

Jose Nicacio 107 (discussão) 00h29min de 30 de outubro de 2012 (UTC)Jose Nicacio da Silva Junior 107

O Barroco é retratado no filme Sociedade dos poetas Mortos através do Carpe Diem, da dualidade presente na vida dos estudantes, que pensam no que querem e no que os pais e a sociedade em que estão inseridos os obrigam a fazer.

Eles fumam, bebem, falam de maneira chula demostrando que querem ir contra ao que os foi imposto. Como o barroco que questionava os costumes da época como fez Gregório de Matos. Mas ao mesmo tempo eles consideram e seguem o que a família os pede.

A metáfora é retratada no filme, por exemplo, quando eles falam do amor que o menino sente pela Chris.

Tudo isso são elementos que retomam ao Barroco, demostrando que o filme foi feito pensando neste estilo "antigo" mas ainda muito presente no cotidiano de todos nós de alguma forma.

Cristina 107

Também no FANDOM

Wiki aleatória