FANDOM


8 -Mapa-religioso-de-Europa-tras-la-reforma-protestante

Mapa da Europa com as principais religiões do séc.XVI

Introdução

O Barroco é um estilo artístico que se desenvolveu, entre o final do século XVI e meados do século XVIII. Começou na Espanha, porém alguns pequisadores acreditam ter comeado na Itália, difundindo-se pelos países católicos da Europa e da América e depois de algumas modificações atingiu as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente. O enfraquecimento da Igreja Católica foi crucial para a propagação dessa arte, pois diversas obras barrocas iam contra os princípios da Igreja.

Inicialmente as artes plásticas predominavam nesse estilo. Depois o Barroco se manifestou na literatura, no teatro e na musica. Em todos os paises manifestou-se de maneiras diferentes, mas preservando suas características básicas: a teatralidade da obra, o contraste claro-escuro, o realismo, o conflito, o forte apelo emocional, os temas míticos ou religiosos e as cenas cotidianas.

O contexto do surgimento do Barroco foi o das Grandes Reformas Religiosas. Nesse período havia um grande conflito no homem entre as coisas terrenas e as celestiais, entre o antropocentrismo e o teocentrismo, céu e inferno. Dai se tira várias explicações com relação as características da arte praticada no período Barroco, entre essas, a arte barroca tinha que convencer, conquistar e impor admiração aos fiéis. Entre essas características há o conflito entre alma e corpo , na visão barroca, não há possibilidade de conciliar essas antíteses: ou se vive a vida sensualmente, ou se foge dos gozos humanos e se alcança a eternidade. Outro aspecto importante é a forma tumultuosa que podemos encontrar no estilo barroco, decorrente da tensão causada pela oposição entre os princípios renascentistas e a ética cristã. Daí a frequente utilização de antíteses, paradoxos e inversões, estabelecendo uma forma contraditória. Além disso, a utilização de interrogações nos revela as grandes incertezas do homem barroco. O cultismo e conceptismo também são características do estilo barroco, o cultismo caracteriza-se pelo uso de linguagem rebuscada, culta, extravagante, repleta de jogos de palavras e do uso abusivo de figuras de estilo como metáfora e hipérbole. O conceptismo que ocorre principalmente na prosa, é marcado pelo jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, nacionalista, que utiliza uma retórica aprimorada. A organização da frase obedece a uma ordem rigorosa, com o intuito de convencer e ensinar.

Algumas obras do barroco :

Prosoopéia de Bento Teixeira: obra publicada em Lisboa no ano de 1601 é considerado o marco do barroco literário no Brasil, e tida, por algum tempo, como o primeiro poema impresso de autor brasileiro.

Música do parnaso de Manuel Botelho de Oliveira: obra publicada em Lisboa em 1705, Botelho foi o primeiro escritor brasileiro a ter um livro publicado.(Geraldo Alves Neto 107)

O Barroco apresenta características bem definidas nas estruturas textuais, tais como:

-- Conflito entre corpo e alma

-- Forma Tumultuosa

-- Cultismo (uso de linguagem rebuscada, culta, extravagante, repleta de jogos de palavras e do emprego abusivo de figuras de estilo)

As principais figuras de linguaguem utilizadas são:

--Metáforas (Linguagem figurada) --Antíteses (Ideais contrárias que se completam)

--Paradoxos (Contradições)--Hipérboles (Exageros)

--Prosopopéia (Personificação/Animação de um objeto ou animal)

ANÁLISE DO POEMA “A INSTABILIDADE DAS COUSAS DO MUNDO” DE GREGÓRIO DE MATOS

Nasce o sol e não dura mais que um dia. (antítese vida/morte)

Depois da luz, se segue a noite escura, (ant. claro/escuro)

Em tristes sombras morre a formosura, (ant.feio/belo)

Em contínuas tristezas a alegria. (ant. tristeza/alegria)

Porém, se acaba o sol, porque nascia? (dúvida)

Se é tão formosa a luz, porque não dura?

Como a beleza assim se trasfigura?

Como o gosto da pena assim se fia? (sofrimento)

Mas no sol e na luz falta a firmeza;

Na formosura, não se dê constância

E, na alegria, sinta-se tristeza. (ant. tristeza/alegria)

Começa o mundo, enfim pela ignorância,

E tem qualquer dos bens por natureza:

A firmeza somente na inconstância.

(Gregório de Matos .Obra Completa.)

O período conhecido como Barroco ou Seiscentismo, é constituído pelas primeiras manifestações literárias genuinamente brasileiras, ocorridas no Brasil Colônia, embora fosse diretamente influênciado pelo barroco europeu.

No Brasil o Barroco tem como marca inicial a obra "Prosopopeia" de Bento Teixeira, publicada em 1601; no século XVII a o país tinha Pernambuco e Bahia como as regiões mais ricas do país, já que a economia da colônia tinha como base a cana de açúcar, então por terem maior contato com europeus e uma cultura mais relevante o Barroco começa a ganhar forma nesses dois estados.


Mas apenas entre os anos de 1720 e 1750 o movimento teve um crescimento significativo no país. O Barroco concentrou-se em Minas Gerais, já que o ouro tornou Vila Rica a capital financeira do país na época de efervescência do estilo.

No Brasil o pricipal nome da poesia barroca é o Gregorio de Matos que produziu poesias religiosas, poemas líricos e satíricos. Gregorio de Matos ficou conhecido também como " Boca do Inferno".

Esse estilo Barroco não se manisfestava somente da forma escrita, encontramos bastante presente nas artes plásticas, onde encontramos pessoas de grande renome.

Abaixo estãlo listados alguns dos principais artistas plasticos do estilo Barroco com uma de suas artes:


Diego Velázquez

Venusaoespelho

     

Podemos notar na obra um certo conflitos de intesse , temos o sacro antagonizando com o carnal (pode-se perceber que a mulher demonstra uma cara de prazer sexual , ou algo do tipo)    

Caravaggio

Caravaggio  

Rubens

Jupiter-and-callisto-1613

Jupiter e Callisto(Rubens)

                   

Rembraindt

Rembrandt-Portrait-of-a-Man-in-an-Oriental-Costume

Portaretrato do homem oriental (Rembraindt)

                                Aleijadinho (Brasileiro)

Aleijadinho caminho para o calvario 1

Caminho para o Calvário(Aleijadinho)

                     


Muitos não sabem, e acham que o período barroco teve sua influência apenas na Europa, porém no Brasil não houve outro estilo de arte que tanto marcou como o barroco.

O período conhecido como barroco, ou Seiscentismo, é constituído pelas primeiras manifestações literárias genuinamente brasileiras ocorridas no Brasil do século XVI, embora diretamente influenciadas pelo barroco europeu, isto é, vindo das grandes Metrópoles. O termo denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700. Além da literatura, estende-se à música, pintura, escultura e arquitetura da época.

Devido á este ter sido a primeira forma de manifestação literária no Brasil Colonia, sua presença até hoje é marcante, abaixo estão algumas características dessa forma de literatura:

-Narração de cenas trágicas

-Erotismo

-Misticismo

-Apelo á religião

-Concepção do tempo como agente da morte ou da dissolução das coisas


Gabriel Soares de Oliveira - 107

"O Êxtase de Santa Tereza", Bernini, 1645-1652.

Essa escultura representa grande parte do paradoxo barroco, pois ao representar o rosto de Santa Tereza em extase, banhado por prazer por ter tido seu corpo atravessado por uma flecha que representa o amor divino, Bernini une o sagrado e o profano, mostrando como no periodo barroco as pessoas se viam envoltas em ambiguidades e dúvidas.

Gabriela Nakashima 101  

Principais Representantes do Barroco na Literatura

Bento Teixeira : Foi um poeta luso- brasileiro , autor do poema épico chamado “A Prosopopéia”. Esse poema fala sobre a vida do terceiro donat

ário da capitania de Pernambuco, Jorge de Albuquerque coelho, e de seu irmão Duarte. Bento é conhecido como o primeiro poeta do barroco Brasileiro.

Gregório de Matos Guerra : É considerado o maior poeta do barroco brasileiro. A maior parte de suas poesias , mas não todas ,são satíricas, com muitos palavrões. Envolvem desde críticas à igreja até criticas ao estado. Suas palavras lhe renderam o nome de Boca- de – Inferno.

Padre Antônio Vieira: Seus sermões eram como uma válvula de escape para comentários políticos. Falava aos ricos, mas seus sermões eram favoráveis às classes mais baixas da sociedade.

(Alice de Freitas Gomes 101)

   


Vocação de São Mateus

Como podemos perceber, a obra "Invocação de São Mateus", de Caravaggio, se retrata da representação de um momento de forma realista e possui uma grande interação entre o claro e o escuro. A luminosidade presente na tela não aparece de forma natural, e, o modo de como é apresentada faz com que os olhares de nós, observadores, sejam direcionados ao local principal da pintura, que é perto da janela. Ao observarmos a imagem, vemos que a claridade está mostrando a "entrada" da luz divina no cômodo, demonstrando uma cena dramática, que podemos notar ao olharmos a feição do rosto das pessoas presentes na figura. A pintura reflete na religião católica e, na época, isso era feito para que os religiosos pudessem divulgar sua doutrina.

Maria Thereza Gabrich - Turma 101

Barroco Brasileiro - História da Arte04:57

Barroco Brasileiro - História da Arte

Coloco um video que ajude a explicar e exemplificar o barroco no Brasil

         O vídeo postado nesta página abrange os fatores explicados acima na página explicando de um modo mais fácil já que usa como exemplo regiões proximas, e conhecidas pela maioria.                      Bernardo Ragonezi- Turma 101

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória