FANDOM

Influência do Barroco na atualidade

A influencia do Barroco na atualidade pode ser encontrada em muitos segmentos,na moda, por exemplo, em formas de rendas, as cores vermelhas e azuis na mesma peça, pontos rendados, rococos, dentre outros.

Também temos filmes que representam o barroco como "Anjos e Demônios", que representa a ideia conflituosa em relação à existência de Deus como relatado na bíblia cristã; a probabilidade de se ter fé num universo completamente desconhecido, a ideia de bem e mal, de céu e inferno, Deus e diabo, pureza e pecado, vida e morte, anjos e demônios. Trata-se de questões opostas, todavia uma depende da outra, as chamadas antíteses, presentes nas poesias barrocas. Além de possíveis influencias desse estilo, éimportante lembrar que o Barroco gera empregos e renda para varias cidades,principalmente em Minas Gerais.As muito conhecidas 'cidades históricas' recebem pessoas de vários lugares do Brasil e do resto mundo,essas pessoas ficam encantadas com a beleza de cidades como Ouro Preto,São João Del Rey,Congonhas.etc.,e ao mesmo tempo movimentam o turismo local e aquecem a economia desses lugares.

Influência do Arcadismo na atualidade:

Na atualidade, o arcadismo é retomado em letras de músicas, filmes e no dia a dia da sociedade. Mesmo que inconscientemente, convivemos com muitos dos temas árcades como por exemplo:

  • Carpe Diem : esse ensinamento é muitas vezes repassado em mensagens que pregam que num mundo repleto de problemas, a chave para a felicidade é saber aproveitar a vida ao máximo.O Carpe Diem também está presente em ditados populares como: "Não deixe para amanhã, o que você pode fazer hoje."
  • Fugere Ubem : Diante dos problemas urbanos como trânsito e poluição, muitas pessoas veem as áreas afastadas das metrópoles e a natureza como um refúgio .
  • Bucolismo: No dia a dia muitas vezes nos deparamos com mensagens defendendo a preservação da natureza e valorizando o meio ambiente.

Rafaella-102

Arcadismo nas propagandas

Nos dias atuais é encontrado características árcades até mesmo em anúncios de hotéis,clubes e pousadas.

Abaixo segue o anúncio de um local utilizado para eventos religiosos:

" Recanto da Benção, Aqui, no Recanto da Benção, você encontrará o ambiente perfeito para a realização de seu evento. Um lugar abençoado, cujo cenário é proporcionado pela diversidade de elementos da natureza. Longe da conturbada vida urbana, o Recanto da Benção oferece uma infra-estrutura perfeita para atender às necessidades de seu evento."

Nota-se nesta propaganda muitas características do arcadismo: a fuga da cidade,onde o autor deixa claro o seu ponto de vista ("longe da conturbada vida urbana") e usa como argumento persuasivo para convencer o leitor,percebe-se também a valorização da natureza e a utilização da expressão Locus amoenus, pois trata-se de um lugar tranquilo onde se busca a paz.

Atualmente, muitas pessoas têm adotado a ideologia arcadista como modo de vida,desfrutando das belezas da natureza e correndo da agitada vida da

cidade 

Constantine

O Filme Constantine é um exemplo do barroco na atualidade. Lançado em 2005, Constantine é um filme americano que conta a história de John Constantine ,inspirado nos Quadrinhos HellBlazer, de protagonista homônimo . John é caçador de demônios e exorcista, com grande conhecimento sobre ocultismo que consegue ver o que os seres humanos normais não conseguem.

O filme e os quadrinhos têm temática religiosa, o que é uma grande característica do barroco. Além disso há muitos contrastes que caracterizam esse estilo: nas cenas há presença de anjos e demônios, que fazem contraste entre Céu e Inferno, além disso, o protagonista, mesmo sendo herói, possui hábitos como fumar e beber, o que faz um contraste entre bem e mal.

Na capa do filme Constantine podemos ver também a relação entre luz e sombra, pois o fundo é escuro e somente a figura central é iluminada. Além disso vemos que o T de Constantine é substituído por uma cruz, o que faz alusão à temática religiosa do filme

Na capa de um dos Quadrinhos HellBlazer podemos ver também no fundo um vitral, que além de fazer alusão à religião, é uma das características da arquitetura barroco

Atualidade no Barroco

Se formos relembrar o contexto histórico do Barroco, o que mais se destaca nele, em termos de percepção da vida humana? A “descoberta” dos fracassos do racionalismo renascentista. O século XVI prometeu muito ao homem: ele passaria a dominar a natureza, conquistaria terras e riquezas não sonhadas, teria a liberdade de usufruir de seu corpo e dos prazeres, se vivesse com moderação e equilíbrio. Era isso que o resgate dos valores clássicos representava no imaginário europeu. Mas o passar do tempo revelou que esse otimismo todo, essa valorização do ser humano, essa perspectiva antropocêntrica de mundo eram enganosos. A natureza, embora menos ameaçadora que em outros tempos, ainda tinha forças indômitas. Tinha e tem. Santa Catarina e Maranhão que o digam. A conquista de terras e de riquezas aconteceu sim. Para alguns, os que têm força no sistema social. Como hoje. O corpo é uma fonte de prazer. Mas esse prazer é efêmero: a beleza é corrompida com o passar dos anos, a saúde se esvai. E cá estamos hoje, também, lutando contra o que é feio, o que é velhice, o que é morte. E se às vezes nos maravilhamos com a capacidade humana de domar todas essas coisas, de encontrar novas formas de dominar a natureza, lançando sondas espaciais, investigando o DNA de vírus, fazendo pesquisas com células tronco, logo em seguida vêm as pequenas ou grandes tragédias humanas para nos lembrar como somos pequenos e impotentes.

Também no FANDOM

Wiki aleatória