FANDOM



Escultura barroca no Brasil Editar

A arte escultórica do período Barroco no Brasil centraliza-se na produção de imagens religiosas, representação dos santos da Igreja (Católica). A demanda de mercado para esse tipo de trabalho ficava por conta das irmandades religiosas, que adquiriam encomendas, imagens de grande e médio porte para colocar nos altares de suas Igrejas e capelas. Mas também havia as demandas particulares que constituiam uma parte significativa de consumidores da Arte Sacra Barroca, imagens de menores proporções para colocar em oratórios domésticos.

A escultura barroca mineira é marcada pelas grandes obras reconhecidas mundialmente de Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como "Aleijadinho" (1738- 1814).

Algo mais sobre Aleijadinho:

Aleijadinho trabalhou durante o período de transição do Barroco para o Rococó. O estilo pessoal do artista se desvia em alguns pontos significativos dos modelos barrocos-rococós que prevaleciam. Alguns traços característicos indentificavam as obras de Aleijadinho:


425px-Aleijadinho - Nossa Senhora das Dores-1.jpg

Nossa Senhora das Dores

         *Posicionamento dos pés em ângulo próximo do reto;
  • Panejamentos com dobras agudas;
  • Queixo dividido por uma cova;
  • Olhos rasgados de formato amendoado, com lacrimais acentuados e pupilas planas; arcadas superciliares alteadas e unidas em V na altura do nariz;
  • Braços curtos, um tanto rígidos, especialmente nos relevos;
  • Bigode nascendo das narinas, afastados dos lábios e fundidos com a barba; esta é recuada na face e se apresenta bipartida em dois rolos;
  • Proporções quadrangulares das mãos e unhas, com o polegar recuado e alongado e indicador e mínimo afastados, anular e médio unidos de comprimento igual; nas figuras femininas os dedos se afunilam e ondulam, elevando-se em seus terços médios;
  • Cabelos estetilizados, modelados com rolos sinuosos e estriados, terminados em volutas e com duas mechas sobre a testa;
  • Expressividade acentuada, olhar prenetante.
    Escultura masculina.jpg

    Cristo no Horto das Oliveiras

Principais obras:Editar

Sua maior realização na escultura são os conjuntos do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, em congonhas. As 66 estátuas da Via Sacra, distribuídas em 6 capelas independentes e os Doze profetas no adro da igreja.

Anna Letícia Teotônio Dias, 107.




Pintura BarrocaEditar


O estilo artístico barroco nasceu na Itália, em Roma, no final do século XVI e se expandiu rapidamente para os outros países da Europa, atingindo posteriormente as colônias portuguesas e o leste da Ásia

O estilo barroco se diferenciava do estilo Renascentista. Ao invés da simplicidade e serenidade, o barroco era caracterizado pelo dramatismo, exagero e movimento.

Apesar das diferenças de acordo com a época e região das obras, elas apresentam algumas coisas em comum, como

Representação realista

Representação do movimento

Emoção sobrepondo a razão

Contrastes fortes de luz e sombra

Pinturas com efeitos ilusionistas

Riqueza de detalhes e teatralidade



A pintura barroca é inquietante, rica em detalhes, muito realista e centrada em temas como paisagens, cenas populares, interiores domésticos , e tragédias.

Sacrificio di Isacco.jpg

Sacrificio di Isacco



Nesta obra de Caravaggio, chamada Sacrificio di Isacco , é retratada uma cena bíblica, que é outra característica das pinturas barrocas. Nela podemos perceber o contraste entre luz e sombra : enquanto a paisagem do fundo está escura e sem vida, há uma iluminação das figuras centrais : O anjo, Isaac e Abraão.

Nota-se o movimento na pintura, o que não estava presente na Arte Renascentista. Além disso, a expressão no rosto de Isaac mostra uma dramatização na pintura.



( Alice de Freitas Gomes 101)


---


Não somente em pinturas, mas a arte barroca também influência a música. De tal forma a pintura barroca caracteriza o realismo, a música barroca é caracterizada por composições altamente complexas com numerosas linhas melódicas e uma orquestra característica.

Musica barroca.jpg
Geralmente é uma música muito exuberante, carregada de rítmos energéticos, contrastes de timbres instrumentais e de sonoridade forte e suave com melodias muito ornamentais. Para os músicos o termo passou a ser utilizado para indicar o período da história da música, que é do aparecimento da ópera e do oratório até a morte Johann Sebastian Bach (Eisenach, 31 de março de 1685 - Leipzig, 28 de julho de 1750) que é um dos maiores compositores da música barroca e é considerado um dos mais importantes da história da música, sendo que sua morte foi o fim do período Barroco.

Badinerie - Johann Sebastian Bach01:26

Badinerie - Johann Sebastian Bach

Bach - Harpsichord Concerto No.1 in D Minor BWV 1052 - 1 3-007:25

Bach - Harpsichord Concerto No.1 in D Minor BWV 1052 - 1 3-0






Alicesm101 (discussão) 22h57min de 30 de outubro de 2012 (UTC)Alice Santos Mesquita 101

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória