Wikia

Wiki Mouse

2- Contexto histórico do Barroco

Comentários21
238 pages em
Este wiki

B1.jpg
B2.jpg
B3.jpg
B4.jpg
B5.jpg
B6.jpg
B7.jpg
B8.jpg
B9.jpg
B10.jpg
CONTEXTO HISTÓRICO DO BARROCO NA EUROPA

Arte016.jpg

Em meio as crises dos valores renascentistas, ao surgimento dos ideais protestantes e o estado de insegurança e conflito dominante na Europa surge o estilo Barroco, como expressão artistica, na Itália entre o final do século XVI e meados do século XVIII, fixando-se na Espanha entre poetas e pintores e propagando-se em seguida para outros países da Europa e da América, chegando ao Brasil. A literatura barroca chega a Portugual em um período marcado por mudanças. Nessa época a Península Ibérica possuiam um unico Rei. Com o desaparecimento de Dom Sebastião Felipe II, seu herdeiro, torna-se o Rei e consolida a unificação de Portugual e Espanha. Um mito, chamado de Sebastianismo, surge da crença segundo a qual os portugueses achavam que D. Sebastião não morrera em uma batalha na África e voltaria em breve para retomar o trono Ibérico.

Após o Concílio de Trento , realizado entre os anos de 1545 e 1563 e que teve como consequência uma grande mudança no catolicismo, através da criação da Contra-Reforma. A disciplina e a autoridade da Igreja foram restauradas respondendo aos ideais da Reforma Protestante. Nos estados protestantes, favorecidos pelas condições sociais à liberdade de pensamento, o racionalismo expressado pelo Renascimento continuaram a se desenvolver. Nos Estados Católicos, onde predominava o movimento da Contra-Reforma, que procurava reprimir todas as manifestações culturais ou religiosas que se opunham ao que era determinado pela Igreja Católica. Ajudando na difusão dos valores da Contra-Reforma, surge a Companhia de Jesus, que passa a dominar quase que inteiramente o ensino, exercendo um importante papel nesse período.

Predominava na sociedade da época uma grande repressão. A liberdade de pensamento era ameaçada cada vez mais pelo Tribunal da Inquisição que julgava casos de pessoas com ideias contrarias a da Igreja. Esse contexto sociocultural despertou no homem o desejo de conciliar os valores do humanismo e do antropocentrismo vindos do Renascimento com as ideias de submissão a Deus e o teocentrismo, criados na Idade Média, nomeada tambem pelos renascentistas como A Noite dos Mil Anos.

Essa situação de oposição de ideologias, abandono de velhos pensamentos e surgimento de novos resultou em um movimento artístico que representava toda essa contradição presente na vida e nos sentimentos dos artistas, recebendo o nome de barroco, que significa pérola irregular, e expressa a ideologia da Contra-Reforma. O homem, ou o artista, se vê no meio do céu e do inferno, conhecedor do antropocentrismo mas temendo o teocentrismo. Tudo isso é exprimido nas esculturas, pinturas e obras literarias por meio de paradoxos. Essas caracteristicas do Barraco surgiram da influência do contexto histórico presente. (João Pedro Thimotheo Batista - 107)

(veja a imagem em tamanho maior)


Pietro de Cortona: O triunfo da divina providência (1633-1639)


Contexto histórico do Barroco:

O Barroco nasceu na Espanha, em um momento em que os nobres se viam ameaçados pela ascensão da burguesia e que a Igreja enfrentava a Reforma de Lutero. Com o objetivo de combater esse movimento, a Igreja inicia a Contrareforma, tomando diversas medidas radicais, como por exemplo, o Index. Nessa época, o homem europeu renascentista, antes cheio de confiança em si, na razão e no conhecimento, se vê angustiado e conturbado por inseguranças, provocadas pelos diversos e mais variados conflitos que surgiram no nascimento do Barroco. Emergia também a mentalidade mercantilista, vinda dos burgueses, que eram contra as cruzadas e a Contrarreforma da Igreja católica. O Barroco foi o estilo literário marcado pela tensão entre razão e fé, misticismo e erotismo, ordem e aventura, entre a sensação de miséria da carne e a de bem-aventurança do espírito, entre racionalidade e irracionalidade, entre claro e escuro, luz e sombra. Esses contrastes provocaram nas pessoas sensações de angústia, solidão, medo e dúvida, que inflluenciaram muito as obras e manifestações artísticas.

O Barroco foi um estilo literário marcado por contrastes. Se originou no período entre o final do século XVI e o final da segunda metade do século XVII, em que era muito forte a preocupação do ser humano com a matéria e o espírito (corpo e alma) e com o conflito entre o teocentrismo e o antropocentrismo. Esse cenário foi marcado por acontecimentos históricos que cercam as reformas religiosas protestante e católica, assim como as mudanças sociais e econômicas provocadas pelo fim do feudalismo e pelo fortalecimento do comércio e da burguesia.

Renata Aguiar M Silva - Turma 101

O contexto histórico do barroco

Após a convocação do concílio de trento, a arte produzida dentro dos limites de influência da igreja católica teve profundas mudanças. A arte se tornou mais homogênea e mais ligada a teologia, que assumiu o controle impondo restrições á várias excentricidades, tentando dessa forma reafirmar a honra da igreja católica, buscar uma arte mais compreensível pelo povo e homogeinizar o estilo. Os jesuítas exerceram enorme influência na determinação dos rumos estéticos e ideológicos seguidos pela arte católica, afamados pelo seu refinado preparo intelectual, teológico e artístico.

Com essas novas determinações estilos anteriores de arte,como o maneirismo, já não encontravam espaço de progressão na sociedade, a igreja, com ainda muita influência naquela época, buscava cooptar a massa do povo por meio do senciasonalismo e de uma emocionalidade intensa nas obras produzidas nesse período. Com isso era esperado estimular a emoção e devoção entre fiéis e aqueles que deixaram de seguir a igreja.

Tudo isso surgiu por dois grandes motivos. O primeiro deles e mais importante foi a reforma protestante, em que com diversas críticas a igreja, esta toma como atitude a convocaçao de um concílio, tomando medidas para reafirmar seu prestígio. O outro foi a consolidação das monarquias absolutistas que através da arte buscavam reafirmar os valores que defendiam.

Gabriel Soares de Oliveira - turma 107

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória