FANDOM


Arte NeoclássicaEditar

A arte neoclássica busca inspiração no equilíbrio e na simplicidade, bases da criação na Antiguidade. As características marcantes são os caráteres ilustrativo e literário, marcados pelo formalismo e pela lineariedade, poses ecultóricas, por exemplo, com anatomia correta, exatidão nos contornos, temas "dignos" e clareza na composição. Sua sistematização era feita através do sistema conhecido como academismo, que estabelecia uma série de normas práticas e teóricas para a produção da boa arte. Nasceu como uma forma de reação ao Barroco e ao Rococó, o estilo neoclássico não foi apenas um movimento artístico, mas também um movimento cultural, que refletiu mudanças que ocorriam na época marcadas pela acensão da burguesia, uma vez que este estilo procurou interpretar e expressar a mentalidade e os hábitos da burguesia manufatureira e mercantil na época da Revolução Francesa e também do Império Napoleônico. Expressou também muitos valores políticos quando patrocionados pelo Estado.
Principais características do Neoclassicismo nas artes plásticas:
  • Formalismo e racionalismo;
  • Retorno ao estilo greco-romano;
  • academicismo e técnicas apuradas;
  • Culto a teoria de Aristóteles;
  • Ideal da época: democracia;
  • Na pintura exatidão dos contornos, sobriedade nos ornamentos e nos coloridos, pinceladas que não marcavam a superfície, dando à obra um aspecto impessoal onde predominava o desenho sobre a cor;
  • Na escultura a preferencia do mámore branco, considerado o mais nobre dos materiais.


Anna Letícia Teotônio Dias, 107
  • Presença do Carpe Diem, Fugereurbem, Locus amoenus,inutilia truncat (cortar inutilidades) dentre outros;
  • Predominância de adjetivos que expressam suavidade e harmonia: calmo , terno, alegre, aprazível;
  • Retomada à Antiguidade Clássica(mitologia,musas,conceitos);
  • Exaltação da natureza(prados,pastores,árvores,riachos);

Pincipais autores mineiros: Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.

Principais obras e autores:

Cláudio Manuel da Costa:Obras poéticas - 1768 ,Vila Rica - 1839

Tomás Antônio Gonzaga:Marília de Dirceu ,As cartas chilenas ,Trasdo de direito natural.(Geraldo Alves Neto 107)

Ellen Carolina M , 101

Arquitetura NeoclassicistaEditar

A arquitetura neoclássica foi produto da reação antibarroco e antirococó, levada a cabo pelos novos artistas-intelectuais do seculo XVIII (periodo em que surge tal movimento). Os arquitetos eram formados no clima cultural do racionalismo iluminista e educados no entusiasmo crescente pela civilização clássica, cada vez mais conhecida e estudada devido aos progressos da arqueologia e da história.

Características do movimento na arquitetura:

  • Materiais nobres ( pedra, mármore, granito, madeiras)
    800px-Uscapitolindaylight.jpg

    Capitólio de Washington - Exemplo de arquitetura Neoclassicista

  • Processos técnicos avançados
  • Sistema construtivo simples
  • Esquemas mais complexos, a par das linhas ortogonais
  • Formas regulares, geométricas e simétricas
  • Volumes corpóreos,maciços, bem definidos por planos murais lisos
  • Uso de abóbada de berço ou de restara
  • Uso de Cúpulas, com frequência marcadas pela monumentalidade
  • Pórticos colunados
  • Entablamentos diretos
  • Frontões triangulares
  • Valorizou a intimidade e o conforto nas mansões .



Esculturas Neoclassicistas Editar

Na escultura o movimento buscava inspiração no passado. A Estatuária grega foi o modelo favorito pela harmonia
Perseu X Medusa.jpg

Perseu com a cabeça da Medusa ( Antonio Canova) - um dos maiores ícones do neoclassicismo escultórico.

das proporções, regularidade das formas e serenidade de expressão. Também foi menos ousada que a pintura e a arquitetura no seu tempo. Entre os principais escultores destaca-se acima de todos o italiano Antonio Canova (1757-1822), que dominou a cena europeia sua matiridade com suas estátuas de heróis e figuras mitológicas, como Perseu com a cabeça de Medusa e Eros revive Psique com um beijo. Seu estilo tem um refinamento incomum, reconhecido por seus contemporâneos como insuperável, e como a mais perfeita encarnação dos ideais de Winckelmann. Outro grande nome e concorrente de Canova foi Bertel Thorvaldsen, autor de um celebrado Jasão e o velo de ouro. Em muitos paises o neoclassicismo inspirou grandes escultores como Jean-Antoine Houdon, William Wetmore Story e Richard Westmacott. miley cyrus twerk u.u

Literatura no Neoclassicismo Editar

Os textos possuem uma linguagem mais clara, correta e nobre. Mas no quesito de forma a literatura no Neoclassicismo possui menos rigor que a literatura do Classicismo anterior. O arcadismo é o seu principal movimento de expressão literária, manifestado na Itália, Portugal e Brasil.
O arcadismo foi um movimento literário que buscava basicamente a simplicidade, oposto ao Barroco. Retratava a vida pastoril e harmônica com o campo. As referências clássicas voltam e as obras são recheadas de seres da mitologia grega. Porém se obseva que a mitologia, que era um acervo cultural concreto de Grécia, Roma e mesmo do renascimento, agora se converte apenas num recurso poético de valor duvidoso. Destacase-se Éclogas de Virgílio e Idílios de Teócrito, obras clássicas que retratam a natureza harmonica, e por isso sao os dois autores mais imitados pelos árcades.
No Brasil, os principais poetas arcadistas encontravam-se em Vila Rica, centro cultural do Brasil da Época. A vida no campo é também abordada, mas os pastores europeus eram substituidos por vaqueiros brasileiros. Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Silva Alvarenga sao os principais poetas do movimento no Brasil.





Lira XVII da Parte II de Marília de Dirceu ( Tomás Antônio Gonzaga )

Dirceu te deixa, ó Bela,


De padecer cansado;

Frio suor já banha

Seu rosto descorado;

O sangue já não gira pela veia,

Seus pulsos já não batem,

E a clara luz dos olhos se baceia:

A lágrima sentida já lhe corre;

Já pára a convulsão, suspira, e morre.

Seu espírito chega

Onde se pune o erro:

Grossos portões de ferro.

Aos severos Juízes se apresenta,

E com sentidas vozes

Toda a sua tragédia representa;

Enche-se de ternura, e novo espanto

O mesmo inexorável Radamanto.

Abre um pasmado a boca,

E a pedra não despede;

Outro já não se lembra

Da fome, e mais da sede;

Descansa o curvo bico, e a garra impia

Negro abutre esfaimado;

Nem na roca medonha a Parca fia.

Até as mesmas Fúrias inclementes

Deixam cair das unhas as serpentes.

Já votam os Juízes;

E o Rei Plutão lhe ordena

Deixe o sítio, em que moram

Almas dignas de pena.

Já sai do escuro Reino, e da memória

Lhe passa tudo quanto

Ou pode dar-lhe mágoa, ou dar-lhe glória

Só, bem que o gosto as turvas águas tome,

Inda, Marília, inda diz teu nome.

Entra já nos Elísios,

Campinas venturosas,

Que mansos rios cortam,

Que cobrem sempre as rosas.

Escuta o canto das sonoras aves,

E bebe as águas puras,

Que o mel, e do que o leite mais suaves,

"Aqui, diz ele, espero a minha Bela;

"Aqui contente viverei com ela."

"Aqui..." Porém aonde

Me leva a dor ativa?

É ilusão desta alma;

Jove inda quer que eu viva.

Eu devo sim gozar teus doces laços;

E em paga de meus males,

Devo morrer, Marília, nos teus braços.

Então eu passarei ao Reino amigo,

E tu irás depois lá ter comigo.




Essa é a Lira XVII da parte II de Marília de Dirceu, de Tomás Luiz Gonzaga. Nela podemos perceber nitidamente algumas características principais do arcadismo.

Há um forte intertexto entre a lira e a mitologia grega : há menção ao Cérbero, o cão de três cabeças que guarda os portões do mundo inferior, as parcas e às fúrias.

Na lira,Dirceu acaba de falecer, e vai para o mundo inferior, onde as almas são julgadas. Lá ele apresenta sua história para os juízes dos mortos, e todas as criaturas param para escutar. Quando termina de contar sua história, Dirceu vai para os Campos Elísios, onde as boas almas são recompensadas.

Na descrição dos Campos Elísios há uma exaltação da beleza e da pureza deste lugar, o que é chamado de bucolismo, que também é uma característica do arcadismo.

( Alice de Freitas Gomes 101)


---


No neoclassicismo, a música é adotada po volta de 1918, na qual, o mundo das artes convivia com a chamada do modernismo. A música neoclássica mostra o efeito e a passagem melódica singelas que faz com que a linguagem musical neoclássica é simples, que favoreve principalmente o público não especializado em música.

Imagem 08.jpg
Ela possui uma relação da tradição e da relação com o público exigência de racionalidade, objetividade e equilíbrio de maneira romântica para a música neoclássica.



Alice Santos Mesquita 101

 

Contexto Histórico no Neoclessicismo

Com a descoberta do ouro em Minas Gerais (final do século XVII), o centro econômico da Colônia deslocou-se do nordeste para o sudeste. A ssim, no apogeu da produção aurífera, entre 1740 e 1760, essa região tornou-se também o centro político e cultural: durante toda a segunda metade do séulo XVIII, Vila Rica (atual Ouro Preto) e Rio de Janeiro(capital do Vice-reino desde 1763) substituíram Salvador como pólos de produção e irradiação de ideias.

Uma pequena burguesia letrada-juristas formados em Coimbra, padres, comerciantes, militares- faziam ecoar na Colonia as ideias do iluminismo francês. Quando, a partir da década de 1760, a extração do ouro entrou em declínio, já existia em embasamento ideológico para orientar a insatisfação e fermentar a revolta contra os pesados tributos cobrados pela metrópole. No final da década de 1780 ocorreu a Inconfidência Mineira, sufocada pelas prisões de 1789.

Foi nesse ambiente de crise e de efervecencia de ideias que surgiu o Neoclacissismo- tabém chamado Escola Mineira, graças à origem de alguns de seus principais poetas. Influenciados pelo iluminismo francês, pelos ideais da Revolução Americana(1776) e admirandores do Marquês de Pombal, nossos poetas árcades estavam comprometidos com o pensamento mais avançado do século XVIII, tendo alguns deles participado ativamente da Conjuração Mineira.

(Esther Iolanda-107)


Neoclassicismo voltado para Grécia e Roma

Trata-se do movimento predominante na arte e arquitetura européia do final do século 18 e início do 19, caracterizado pelo retorno, mais uma vez, aos padrões de arte da Grécia e daRoma antigas . Durante o renascimento , no fim da idade média , a Europa havia se voltado para a tradição clássica.


A pintura neoclássica, então, obedecia a regras inspiradas nas esculturas clássicas gregas e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegável do equilíbrio da composição e da harmonia do colorido.

No Brasil, a herança neoclássica se fez sentir graças à influência da Missão Artística Francesa , trazida no século XIX pela família real portuguesa , que estava aqui naquele século.

Alguns dos principais artistas do movimento neoclássico Europeu foram:

  • Jacques-Louis David: (1748-1825) nasceu em Paris e foi considerado o pintor da Revolução Francesa; mais tarde, tornou-se o pintor oficial do Império de Napoleão. Durante o governo de Napoleão, registrou fatos históricos ligados à vida do imperador. Algumas obras: "Bonaparte Atravessando os Alpes" e "A Morte de Marat".
  • Jean Auguste Dominique Ingres: (1780-1867) estudou no ateliê do artista David (1797), sua obra abrange, além de composições mitológicas e literárias, nus, retratos e paisagens. Soube registrar a fisionomia da classe burguesa do seu tempo, principalmente no seu gosto e poder. Por outro lado, revela um inegável apuro técnico na pintura do nu. Algumas obras: "Banhista de Valpinçon" e "Louis Bertin".

(Fábio Augusto , 107)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória