Wikia

Wiki Mouse

8- Contexto Histórico do Neoclassicismo

Comentários4
238 pages em
Este wiki

O Neoclassicismo, ou Academicismo foi um movimento cultural nascido na Europa,em meados do século XVIII, denominado século das luzes, mais precisamente em Roma, o seu centro irradiador. Nesse século, o continente Europeu passava por mudanças radicais principalmente na Inlglaterra e na França: os burgueses adquiriram um elevado poder econômico, a nobreza empobreceu, o clero era criticado e o pensamento iluminista, apoiado pelos burgueses, se difundiu.

O iluminismo foi um movimento que carater intelectual que defendia a razão e a ciência como formas de explicar o universo, assim as resposta que antes estavam sempre relacionadas a figura do clero (igreja) e tambem do estado, agora não eram aceitas tão facilmete, ou seja, um certo grupo de pensadores, como Voltarie e Montesquieu dentre muitos outros, agora questionavam o que era imposto pelo estado descentralizando o poder. ( Paula Drumond 101)

Neoclassicismo-1.jpg

Revolução Francesa em pintura neoclássica

Devido às tais mudanças ocorridas na Europa nesse período, revoluções começaram a ocorrer no campo político, com destaque especial à Revolução Francesa, marca do triunfo do Liberalismo sobre o Absolutismo.Já no campo econômico, a revolução industrial triunfava na Europa, dando origem ào início de uma urbanização desenfreada. Nas versões de Antonio Canova (1757 - 1822), Bertel Thorvaldsen (1770 - 1844) e John Flaxman (1755 - 1826), esse estilo teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco.O neoclassicismo tem como base a importância da técnica e a necessidade do projeto, o rigor formal e a definição, opondo-se ao excesso, à desmedida e aos detalhes ornamentais do Barroco. Então, o arcadismo criticava o movimento barroco, eles acreditavam que o barroco ultrapassara limites da arte de qualidade, então, procuravam recuperar e limitar as características artísticas do renascimento, que era um estilo considerado um modelo para eles.

Na Itália o arcadismo nasce de uma maneira especial do resto do mundo. O próprio nome arcadismo, de origens da região, inspira-se em uma região lendária da Grécia antiga, Arcádia. A Arcádia era dominada pelo deus Pan e pastores que viviam de um maneira muito simples, cantavam, celebravam o amor e prazer e faziam disputas de poesia. Então os italianos procuram imitar a lenda grega e criam em 1960 uma academia literária, uma academia em que seuniam escritores com o objetivo de combater o estilo barroco e sua influência na sociedade e difundir os ideiais arcadistas, esta academia então foi nomeada Arcádia. Nas Arcádia, todos nas reuniões utilizavam roupas simples e pseudônimos pastoris gregos, sendo as reuniões em parques e jardins, tudo bem no estilo Fugere Urbem, muito presente no estilo.

O motivo de falar um pouco sobre o arcadismo na Itália vem da ideia de que o arcadismo Português e Brasileiro se desenvolveram grande parte por ideais deste arcadimo italiano, havendo as academias literárias, as simulações campestres com simplicidades pastoris e vários outros pontos que marcaram o arcadismo.

Todas essas bases em que se fundaram o estilo, foram o que fizeram o arcadismo possuir suas características que o diferenciam de outros movimentos e posssuir seus ideiais mesmo. Este ideal de vida simples e pastoril, o fugère urbem, é uma consequência dos movimentos exitentes na Europa durante o período, como a revolução francesa e o iluminismo. A revolução francesa chegou a ser chefiada tanto pelas camadas baixas (jacobinos) quanto pela burguesia (girondinos). Os dois lados defendiam ideais iluministas, em que a pobresa ou a riquesa devem ser frutos do trabalho do cidadão. Então, o estilo trás o que na época era visto como revolucionário, como ideal, mesmo que muitos dos que participacem desse movimento artístico, fossem no fundo contra esse ideal. Ou seja, muitos dos que pregavam esse ideal de vida simples, baseada no ganho pelo trabalho, eram simplesmente burgueses que não tinham vida simples, muito menos baseavam seu ganho no próprio trabalho.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória