FANDOM


Ao sentar em uma mesa para aguardar minha refeição no COLTEC, deparo-me com um colega na mesa à minha frente escrevendo algo, reparei nos gestos que fazia ao escrever, parecia desconcentrado e com tédio, então de curioso, fui a sua direção para saber o que fazia. Ao perguntar, sua resposta foi: ”uma redação”, em que estava com vários problemas.


Redação, palavra que para muitos jovens se relaciona a medo, tem mais da metade dos estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional Do Ensino Médio (ENEM) como uma das matérias mais preocupantes. De acordo com os resultados do ENEM 2010-2011 o COLTEC (243º lugar) teve como uma das piores matérias em relação ao desempenho, a redação.


Desde os primórdios da vida o homem vem inventando formas de se comunicar, sendo estas a escrita e a verbal se mantem até hoje, com várias mudanças obviamente, por exemplo: a necessidade de se manter regras, para que toda a população se entenda e possa transmitir seus pensamentos. Estas regras, conhecidas na gramática, vêm sendo na sociedade atual uma linguagem de forma padrão, usadas em redação.


Como o principio da linguagem é ela estar “viva”, sempre se atualizando, a linguagem deveria também se atualizar, mas infelizmente isto não ocorre, sendo hoje uma linguagem em que há regras e palavras não usadas.


As “leis da escrita” são vistas pelos jovens como uma “abominação”, em que muitas vezes Concordo serem antigas e complexas, embora se não tivéssemos regras não haveria comunicação.


Depois da refeição voltei a mesa do menino, ele já havia terminado e apenas a repassava par outra folha, pedi par que lê-se o texto e percebi um texto com ideias muito boas e coesão.


Chegando a outro questionamento, será que os professores estão nos ensinando de um modo fácil de compreensão e entendimento?


Penso que sim, cada vez mais os professores estão se especializando, fazendo doutorado, pós-doutorado e mestrado, mas parece que estão esquecendo a diferença entre duas palavras Aprender e Entender.


Ao falar sobre os professores, não falo apenas do COLTEC, mas sim do geral, em que os educadores se preocupam em passar a matéria, explicando-a (significado de entender) e estão esquecendo que a repetição, não só da explicação, mas de exercícios é fundamental para o aprendizado.


Nome: Alexandre Balbino Moreira Turma : 103

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória