FANDOM

A Jesus Cristo Nosso SenhorEditar

Gregório de Matos

Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido;
Antes, quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.
Editar

Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma ovelha perdida já cobrada,
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na Sacra História:
Editar
Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a; e não queirais, Pastor Divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
Editar

Análise:

Na primeira estrofe o eu lírico confessa que é um pecador, mas não por que quer pecar. E que quanto mais ele peca, mais Jesus se empenha em perdoá-lo.

Na segunda estrofe, o eu lírico mais uma vez justifica seu pecado pelo satisfação em que Jesus tem de perdoa-lo, apesar do pecado ser uma ofença a Ele.

Na terceira estrofe há um intertexto com um texto bíblico,a parábola da ovelha perdida. Essa parábola é sobre um pastor que deixa seu rebanho inteiro no deserto para buscar uma que se perdeu, Jesus com essa história ensina que Deus mais se alegra com um pecador resgatado do que com 99 justos que não necessitam de arrependimento.

Na quarta e última estrofe ele se declara a 'ovelha desgarrada' da parábola bíblica. Observamos que no último verso o eu lírico diz que para o Pastor divino (Jesus ou a Igreja) ter a glória, é necessário que haja uma ovelha desgarrada, ou seja, um pecador. Pois a relação mais estreita entre a Igreja e os fiéis é o pecado, sem esse a Igreja não poderia cumprir seu papel de mediadora endre os céus e nós, pecadores.

O eu lirico justifica seu pecado, tira a sua culpa, pois argumenta que ele peca pois a Igreja necessita do pecador.

O título do poema nos mostra quem é o interlocutor do poema: Jesus Cristo. O poema é uma ração a Jesus, um diálogo que o autor estabelece com Cristo.

Gabriela Moreira - 101

Também no FANDOM

Wiki aleatória