FANDOM


O arcadismo tem como sua principal característica a importância da natureza presente, assim idolatrando a vida no campo, a tranquilidade e a valorização pelas coisas simples da vida, desprezando o dia a dia agitado, os centros urbanos e tais problemas que levam em consequência no convívio deste local.

Arcadismo-literatura
Na música, é definida como Sonata, a música de câmara, ao concerto e a sinfonia. Mozart fez com que as formas clássicas da ópera chegassem a seu mais alto ponto de aparecimento e já Beethoven marcou a declínio do Neoclassicismo, que foi durante o ano de 1810. No final do artigo irei apresentar dois vídeos desses grandes nomes da música clássica.

Agora irei analisar e relacionar uma música que tem bastante significado com o arcadismo, a música chama "Casa no Campo" de Elis Regina.

Eu quero uma casa no campo


Onde eu possa compor muitos rocks rurais


E tenha somente a certeza


Dos amigos do peito e nada mais


Eu quero uma casa no campo


Onde eu possa ficar no tamanho da paz


E tenha somente a certeza


Dos limites do corpo e nada mais


Eu quero carneiros e cabras pastando solenes


No meu jardim


Eu quero o silêncio das línguas cansadas


Eu quero a esperança de óculos


Meu filho de cuca legal


Eu quero plantar e colher com a mão


A pimenta e o sal


Eu quero uma casa no campo


Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé


Onde eu possa plantar meus amigos


Meus discos e livros E nada mais


Pela letra da música, tem uma relação bastante forte com o arcadismo, simplesmente pelas suas características que são o sossego do campo, a tranquilidade, a paz e a simplicidade de uma vida no campo fora de qualquer tumultuo da vida agitada e urbana que é. É uma questão que devemos levar em consideração, fugir um pouco do dia a dia, mudar essa rotina cansativa e estressada, viver um pouco no campo para deixar que a paz nos leve para a tranquilidade e o sossego.


Sinfonia nº40 de Mozart07:53

Sinfonia nº40 de Mozart

Mozart - The Piano Sonata No 16 in C major09:14

Mozart - The Piano Sonata No 16 in C major






Beethoven - Sonate au Clair de Lune07:16

Beethoven - Sonate au Clair de Lune

Beethoven 9na-Sinfonia10:55

Beethoven 9na-Sinfonia

Cena do filme "O Segredo de Beethoven"









Alice Santos Mesquita 101


Música x ArcadismoEditar

Casa No Campo (Elis Regina) Eu quero uma casa no campo Onde eu possa compor muitos rocks rurais E tenha somente a certeza Dos amigos do peito e nada mais Eu quero uma casa no campo Onde eu possa ficar no tamanho da paz E tenha somente a certeza Dos limites do corpo e nada mais Eu quero carneiros e cabras pastando solenes No meu jardim Eu quero o silêncio das línguas cansadas Eu quero a esperança de óculos Meu filho de cuca legal Eu quero plantar e colher com a mão A pimenta e o sal Eu quero uma casa no campo Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé Onde eu possa plantar meus amigos Meus discos e livros E nada mais

Análise: A música Casa no campo, fez muito sucesso, certamente uma musica que não vai ser esquecida muito cedo. Casa no campo, de Zé Rodrix ficou gravada na mente de toda a populaçao da década de 70! A música nos mostra traços marcantes do estilo de época do Arcadismo, que pregava a paz e o sossego, a simplicidade da vida no campo em contraste com os tumultos da vida urbana. E ainda hoje é uma coisa que todos deveríamos poder fazer, ou seja, dar uma parada e seguir estrada para uma cidadezinha no pé da montanha e ficar ouvindo o canto dos pássaros, o caminhar dos riachos ou qualquer som que a natureza faça e que nos dê a sensação de paz e liberdade.



[1]
Tumulto da cidade
Tranquilidade do campo

(Fábio Augusto ,107)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória