FANDOM

Ciclodaagua.gif

Ciclo da Água

  A água é uma substância essencial para todas as formas de vida conhecidas no planeta Terra. Ela está associada a um ciclo que a renova e a traz novamente para os rios, lagos e oceanos.

Para o consumo humano nas residências essa substância pode ser obtida de diversas formas: por rede de distribuição, poço ou nascentes em propriedades ou fora delas, carro pipa, cisternas com água de chuvas, rios, entre outras.

Uma vez que a água tratada é um produto que exige investimentos para a sua produção, reservação e controle de qualidade, a empresa COPASA é responsável pela distribuição em algumas cidades de Minas Gerais. Para garantir sua qualidade e quantidade dentro dos padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde - OMS, a Copasa exerce um rigoroso controle e investe em programas de preservação dos mananciais de onde a água é retirada para abastecimento público.

Captaçao.jpg

Captação de água

O abastecimento de água visa pelo aspecto sanitário, contolar e prevenir doenças e facilitar a prática de hábitos higiênicos com a instalação de pias, tanques e chuveiros para a lavagem de mãos e roupas, a limpeza de vasilhas, a preparo de alimentos e banho diários.

A principal fonte que abastece a rede da COPASA é a Bacia do Rio São Francisco que contém vários afluentes que proporcionam a implantação da empresa.

Mas, infelizmente, o abastecimento em alguns alguns locais é precário e raro. Esse é o caso dos bairros Mirante Palmital 1 e 2, da cidade de Esmeralda; Ao todo cerca de 100 familias tem sofrido com a falta de água por mais de uma semana. Os moradores enfrentam esse problema frequentemente, não podendo lavar suas roupas e a louça, tomar banho e nem preparar suas refeições. O problema é enfrentado há anos, sem ocorrer nenhuma solução.

Outro exemplo da falta de água ocorre no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Sabará, onde os moradores estão irritados com a falta de água. Já são cinco dias sem abastecimento e a maneira encontrada pela vizinhança foi recolher a água da chuva para realizar suas atividades.

A COPASA não dá importância ao problema enfrentado por essas famílias, pois, a conta chega sem atraso e se não pagá-la, a pouca água que é fornecida, depois de muita luta, pelos carros-pipa é cortada.

Outro problema enfrentado é que constantemente há a interrupção no fornecimento de água em alguns bairros, onde ela às vezes chega  a um dia ou mais.

A única forma de melhorar o abastecimento de água na região é modernizando o sistema de produção de água tratada para que a distribuição dela seja regular em todas as regiões do Estado de  Minas Gerais.

Também no FANDOM

Wiki aleatória