FANDOM


Doracionamento de água.jpg
Minas Gerais tem 853 municipios sendo o Estado com o maior número de municípios do País e com população urbana de 16,7 milhões de habitantes. A região metropolitana conta com 34 municipios com população de 28,7 % do estado.

Em 1963 Minas Gerais não tinha uma política de saneamento. Com a finalidade de definir e executar uma politica de saneamento  o Governo do Estado criou a Companhia Mineira de Água e Esgotos – Comag.

Mais um importante passo histórico foi dado em 1973  quando o Governo Federal criou o Plano Nacional de Saneamento – Planasa, onde definiu metas a serem alcançadas e disponibilizaria recursos financeiros para que as metas fossem alcançadas. O Departamento Municipal de Águas e Esgoto – Demae cuidava do saneamento em Belo Horizonte na época recebeu recursos federais repassados através do Planasa, atraves da Comag.

A adesão do Demae e as modificações introduzidas pelo Planasa, somadas com o incremento do suporte técnico-financeiro ao trabalho desenvolvido pelas empresas estaduais de saneamento, trouxeram um grande impulso à Comag.



A partir daí, a Comag começou a passar por uma série de modificações, dentre elas, a alteração de seu nome para Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG, através da Lei 6.475, de 14 de novembro de 1974.

A  COPASA é responsável pelo abastecimento de 71% das sedes municipais. A maioria (60%) é abastecida exclusivamente por mananciais superficiais e cerca de 20% das sedes urbanas utilizam unicamente águas subterrâneas  (Mananciais são todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser usadas para o abastecimento público. Isso inclui, por exemplo, rios, lagos, represas e lençóis freáticos...). 



Pelo porte, na RMBH destacam-se os sistemas integrados Paraopeba e Rio das Velhas. A avaliação oferta/demanda realizada indica que 50% que até 2015 o atendimento das sedes urbanas será satisfatório. Os outros 50% dos municípios, necessitam de investimentos para garantir a oferta de água com o objetivo de atender às demandas futuras,sendo que 93% dos municipios precisará adequar o próprio sistema produtor existente, enquanto os 7% restantes necessitam do aproveitamento de novos mananciais.


Sempre que há interrupções no abastecimento de água, a empresa responsável por abastecer a região denominada avisa a população que haverá interrupções na rede de abastecimento de aguá e sendo informado  o tem que a rede ficará interrupta.A interrução pode acontecer em carácter de urgência.

O aumento de 6,18 % do preço da água começa a valer à partir de 13 de abril, esse aumento se deve ao baixo nível  dos reservatórios e a possibilidade de racionamento em algumas regiões.

Este ano ocorrerá um aumento no preço da água, devido a falta de chuva em todo o território brasileiro, o que ocasionou o racionamento de água em algumas regiões. O nível dos reservatórios vêm diminuindo e precisamos conscientizar a população sobre as consequências de um alto desperdício de água, podendo assim até faltar água em alguns anos ou até menos que isso.

Referências :

http://arquivos.ana.gov.br/imprensa/publicacoes/atlas/Atlas_ANA_Vol_02_Regiao_Sudeste.pdf

http://www.otempo.com.br/capa/economia/copasa-reajusta-tarifa-de-%C3%A1gua-e-esgoto-em-6-18-1.822326

http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=3

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória