Wiki Mouse
Advertisement


A nova consciência mais complexa e as transformações que acontecem acabam deixando-os confusos: eles começam a questionar sobre várias coisas, querem burlar regras, mentir, ir contra a força da razão e agir pelo momento, sem pensar nas consequências. O problema começa no excesso, pois nessa fase o caráter da pessoa está sendo formado e desvios de conduta frequentes muitas vezes podem se tornar permanentes. É também nessa fase que começam a se formar certos grupos de amigos nos quais jovens precisam fazer algumas coisas que podem ser erradas para entrar neles. Alguns jovens começam a usar drogas e beber nessa fase por motivos diversos, que podem estar relacionado ao ambiente familiar, aos amigos, a sua rebeldia ou qualquer coisas.

Kiss


Os adolescentes que consomem álcool e drogas, em grande parte das vezes, só querem experimentar ou acompanhar a turma. O consumo pode ocorrer em qualquer lugar, na escola, em festas, em saída com amigos ou até mesmo em sua própria casa, o importante mesmo é saber orientá-los sobre o mal e o prejuízo das drogas e do álcool, que afinal, podem estar em qualquer lugar.
As drogas são proibidas e qualquer lugar do Brasil, mas isso não impede seu tráfico e consumo. Os jovens são um publico valioso, pois podem trabalhar na venda e são ótimos consumidores. Eles são atraídos pelo poder e respeito que os traficantes têm nos aglomerados e acabam se rendendo pelo prazer e fuga temporária dos problemas oferecidos pelas drogas. O pior é que as drogas não levam somente ao tráfico, mas também à prostituição, à violência e ao crime.
O álcool também tem atraído os jovens. Ele, como já foi falado, pode ter sua iniciação de consumo em qualquer lugar e o que mais assusta, é que muitas vezes, há pais que oferecem álcool aos filhos para “torna-los homens”. Alguns dos jovens também bebem porque acham que assim vão se divertir mais, vão se soltar e não vão ter vergonha de fazer o que lhes der na telha.

1525 2644 102356 656141

Clique no gráfico para melhor resolução.

Entretanto, o consumo também pode estar relacionado ao histórico familiar da pessoa e do meio em que ela convive, como quando as crianças percebem que em todas as festas alegres, os adultos estão consumindo álcool. Pesquisas apontam também o fator genético, filhos de pais alcoólatras tem uma tendência a serem alcoólatras também. Com as outras drogas também não é diferente, alguns filhos fumam, usam e abusam das drogas porque convivem com o exemplo em casa ou com os vizinhos, e isso é uma péssima influência para os adolescentes.


Concluindo, no mundo de hoje, onde as drogas estão dominando cada vez mais os jovens e se propagando como uma epidemia nas festas e shows, o recomendável é a velha conversa sobre estrutura familiar e pais que devem ensinar os seus filhos corretamente sobre como se portar perante as drogas e as bebidas, é importantíssimo que haja uma discussão aberta entre os pais e os filhos no que diz respeito a isso, e os pais são quem devem dar o primeiro passo, pois os filhos costumam ficar constrangidos de perguntar sobre certas coisas do mundo adulto e falar sobre assuntos como as drogas. O adolescente também deve fazer a sua parte, seguir os conselhos dos pais e prestar atenção aos sinais de quem é e quem não é boa companhia, pois "andorinha que acompanha morcego amanhece de cabeça pra baixo", além de ter personalidade suficiente para impor sua opinião sobre o assunto. Sua capacidade de discernimento do certo e do errado já é capaz de lhe dizer que experimentar drogas ou usar elas de vez em quando não vai ser bom.

400px-Inclusao 2-1-

Clique no gráfico para melhor resolução.

Advertisement