FANDOM


Bfp1
Bfp2
Bfp3
Bfp4
Bfp5
O Barroco fugia dos padrões de belez
Barroco-na-literatura-6
a da época. Os quadros produzidos no período Barroco possuem cores fortes, jogo com luz e sombra, influência do erotismo, retratando cenas dramáticas, com movimento/dinamicidade, com precisão de detalhes nas formas do corpo... Enquanto no Classicismo os quadros tinham cores claras, cenas puras, eram mais ‘’elegantes’’

As Artes Plásticas do barroco tem um estilo fora do que nos estamos acostumados. As esculturas parecem estar em movimento, as pinturas cheias de cores e em diversas vezes com mais de uma pessoa na cena, nessas cenas cada pessoa olha para um ponto diferente. Ainda tem a mistura do religioso/celestial, com o carnal/infernal. E esses se misturam com a mitologia Greco-Romana, como em pinturas que aparece Baco, ou Dioniso, o Deus do vinho e das festas.

As poesias também saiam dos padrões. Ao contrário das poesias do Neoclassicismo (renascimento), as barrocas não seguiam um padrão rígido na estrutura.

Por fugir dos padrões da época, o barroco era considerado pejorativo, bizarro! Até o nome nos remete a esse pensamento sobre o estilo. Leia o artigo ( Significado de barroco ).


Gabriela Moreira - 101