FANDOM

O barroco só veio a alcançar sua plenitude no Brasil a partir do séc. XVIII, perdurando até meados do séc. XIX. Trazido à colonia pelos jesuítas, com intuito didático e moral, estava, em principio, associado à igreja. Mas depois, foi libertando-se da influencia europeia e assumindo características próprias, sendo, por isso, considerado pela critica o primeiro estilo artístico e literário do Brasil, embora ainda frágil, preso aos modelos portuguese e a uma elite muito pequena.

Alejadinho.jpg

Nas artes plásticas, concentrou-se em Minas Gerais, onde havia riqueza e maior desenvolvimento. Seu maior representante e responsável pelo ápice do Barroco no Brasil foi Antonio Francisco Lisboa, o Alejadinho.

Na literatura, a figura mais emblemática, responsável pelas primeiras manifestações de abrasileiramento da nossa literatura foi o poeta baiano Gregório de Matos também conhecido, pela sua polemica obra, como "Boca do Inferno".

Outros escritores da época = Bento Teixeira e Botelho de Oliveira.

  • Marco inicial do Barroco no Brasil: 1601, com Prosopopeia, de Bento Teixeira.
  • Término: 1768, com Obras Poéticas, de Claudio Manuel da Costa, marco inicial do Arcadismo.
  • Jheisson Danilo Godinho Araújo - 107

Também no FANDOM

Wiki aleatória