FANDOM

O barroco nasce em 1600 em meio a crise dos valores renascentistas, nesta época o estilo era associado ao bizarro, confuso e obscuro. É baseado na tentativa de fundir concepções conflitantes de mundo, por isso observamos a grande quantidade de antiteses e paradoxos (Metéria e espirito, Sagrado e profano/,Prazer e sofrmento, etc). No Brasil, o estilo chegou certo tempo depois carregado de influencias europeias, podemos classificar como os grandes escitorres barrocos brasileiros o padre Antônio Vieira e o poeta Gregorio de Matos.

Filho de propretarios rurais, Gregorio de Matos possuia elevada posição social no Brasil, estudou em um colégio Jesuita na Baia e na primeira metade do século XVII vai para portugal para continuar seus estudos, onde se forma em direito na Universidade de Coimbra. Quando retorna ao Brasil, vê sua posição social alterada, o dinheiro então concentrava-se não mais nas mãos dos produtores rurais mas sim dos comerciantes,e por isso faz oposição ao poder colonial. Gregorio começa então a dedicar-se a literatura, e utiliza como linhas temáticas o cultismo, fusionismo (jogo de oposição e contrastes), Carpe diem e a religiosidade. Seus poemas de caracteristicas satiricas, ridicularizando principalmente o clero e a sociedade baiana o dão o alcunha de "Boca do Inferno".

Critica que podemos perceber por exemplo no poema "À cidade da Bahia (41)" - Retirado do livro "Seleção de obras poéticas de Gregório de Matos" que pode ser encontrado em dominio publico aqui

A cada canto um grande conselheiro

que nos quer governar a cabana, e vinha

nao sabem governar a sua cozinha,

e podem governar o mundo inteiro.

Em cada porta um frequentado olheiro,

que a vida do vizinho, e da vizinha

pesquisa,escuta,espreita, e esquadrinha,

para a levar à Praça e ao Terreiro.

Muitos mulatos desavergonhados,

trazidos pelos pés os homens nobres,

posta nas palmas toda a picardia.

Estupendas usuras nos mercados,

todos, os que nao furtam, muito pobres,

e eis aqui a cidade da Bahia.

Gregorio morre em 26 de novembro de 1696 no Recife de uma febre contraida em Angola quando fora deportado. É considerado hoje o mais importante poeta barroco brasileiro.

(Júlia Maria 107)

Filme "Gregório de Matos"

Em 2003, foi lançado no Brasil o filme Gregório de Matos que representa bem a forma com que Gregório fazia

Figurino.jpg

Figurino contrastante das personagens

suas poesias e o período barroco. O filme se passa na Bahia e retrata Gregório como se ele fosse um louco, como se estivesse fora de seu juízo normal pra intensificar para os telespectadores de modo com que entendam a forma com que ele foi julgado e pre-conceituado na epoca. A trilha sonora é composta por obras do proprio Gregório cantadas por negras e mulatas no proprio filme, de forma melancólica e, pessoalmente, muito interessante. No filme, os poemas de Gregório obtém voz nao so pelo proprio autor, mas pelas outras personagens.A diretora, Ana Carolina, optou por utilizar no cenário a iluminação, propositalmente, em tom sépia para realçar o período representado que é entre 1633 e 1696, no século XV.O filme é melancólico, devido à má iluminação e por isso tem muitas cenas escuras. Usa e abusa também dos figurinos, da maioria dos personagens, que aparentavam estar sujos mas repletos de significado que eram usados pelas personagens que representavam os escravos e Gregório de Matos, representando a imundície, o pecado e o desprezo; criticas dadas aos poetas barrocos pela sociedade conservadora da época. As roupas das beatas também tem seu significado. Das 3 beatas do filme, 2 usam vestimentas predominantemente pretas e a outra usa uma vestimenta branca. Creio eu que estas representam a santidade(branco) e aquelas a santidade(branco) e a carnalidade(preto). Ao avaliarmos o comportamento da beata vestida de branco, percebemos que ela é a mais ousada, revelando o paradoxo, o dualismo entre santidade e carnalidade, caracteristica constantemente presente nas poesias de Gregório de Matos e no Barroco.
Gregório de Matos.jpg

Gregório de Matos (Waly Salomão)

As cenas são agressivas, e muitas mostram relações sexuais implícitas, que na sua maioria ocorriam na igreja ou em lugares marcados pela religiosidade católica, representam a agressividade dos poemas do autor e ao paradoxo enfrentado pelas beatas da época, que tinham o desejo sexual mas não podiam concretizá-lo devido à igreja, que não permite a carnalidade, o desejo da carne; mas a santidade, a pureza.

O filme é, na minha opnião, muito interessante por representar muito bem a forma com que Gregório manifestava sua insatisfação com a sociedade baiana e ao encenar os poemas nos fazer entende-las, o que é importante para nós estudantes pois nos ajuda na compreenção do período Barroco e a entender quem foi e qual a importancia de Gregório de Matos para a literatura brasileira.
Images (2).jpg

Gregório de matos(Waly Salomão) e uma das abadesas(Marilia Gabriela)

(Esther Iolanda-107).

Também no FANDOM

Wiki aleatória