FANDOM


Neste mundo é mais rico, o que mais rapa;

Quem mais limpo se faz, tem mais carepa; ("carepa" - caspa, sujeira)

Com sua língua ao nobre o vil decepa; ("vil" - o que não presta)

O velhaco maior sempre tem capa.


Mostra o patife da nobreza o mapa;

Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa;

Quem menos falar pode, masi increpa:

Quem dinheiro tiver, pode ser Papa.


A flor baixa se inculca por Tulipa;

Bengala hoje a mão, ontem garlopa;

Mais isento se mostra, o que mais chupa.


Para a tropa do trapo vazo a tripa,

e mais não digo, porque a Musa topa

Em apa, epa, ipa, opa, upa.

Gregório de Matos


Nos dois quartetos, gregório critica aqueles que falam mal dos outros, sendo que têm muitos outros defeitos. Podemso ver até uma paráfrase do ditado "O sujo falando do mal lavado" no verso "Quem menos falar pode, mais increpa". Ainda no segundo quarteto, vemos uma crítica aos oportunistas, àqueles que pretendem descender de uma linhagem nobre, fraudando a genealogia. Já no primeiro terceto, temos uma metáfora no verso "a flor baixa se inculca por Tulipa", em que a flor baixa representa o vulgar que quer aparentar uma condição nobre, como a Tulipa. No segundo verso, a bengala é índice de nobreza, ao passo que a galorpa, instrumento de carpinteiro; ou seja, condição mais humilde.O poeta critica também a rápida ascensão social dos arrivistas e, em outro verso, "mais isento se mostra, o que mais chupa", os que mais cometem delitos e querem aparentar inocência. No último terceto, em "Para a tropa do trapo vazo a tripa", vazar a tripa significa defecar e os rumores dos gases intestinais são sugeridos pelas aliterações cortantes dos tr...tr...tr. E no úlitmo verso, ele reagrupa as rimas usadas ao longo do poema que sugerem o som dos excretos caindo.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória