FANDOM

A ausência de subjetividade, o racionalismo, o soneto (forma poética), simplicidade, pseudônimos e bucolismo (natureza) e o neoclassicismo são umas das características do Arcadismo, disposta a fazer valer a simplicidade perdida no Barroco. A obra Marília de Dirceu apresenta claramente esse desejo de viver uma vida de forma simples, em contato com a natureza.

Carpe diem

O conecito em latim significa “Aproveitar o dia’. Viver o momento presente foi uma atitude inteiramente assumida por esses poetas.

Principais características da arte neoclássica:

Arcadismo.jpg
- Imitação dos antigos;- Racionalismo;
- Exaltação da Natureza;
- Preocupação com o homem natural;
- Simplicidade da linguagem;
- Embelezamento da realidade.

Características:

O Arcadismo no Brasil é estabelecido por um grupo de intelectuais e a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa , marca o início do movimento.

Os poetas arcádicos, angustiados com os problemas urbanos e o progresso científico, propõem a volta à simplicidade da vida no campo e o aproveitamento do momento presente.

- fuga da cidade: os árcades defendiam o modo de viver de maneira simples e natural, no campo, distante das cidades.

idéias fundamentadas no Iluminismo: idéias de liberdade, justiça e igualdade social.

Também no FANDOM

Wiki aleatória