FANDOM

Professor

A sociedade dos poetas mortos.

O Carpe Diem é um conceito muito interessante que desejava o relaxamento e a busca do prazer imediato. Isso é um elemento retrato no filme A Sociedade dos Poetas Mortos, em que jovens que vivem em um sistema opressor, controlador pelos pais e oprimidos pela tradição. E no momento que tem contato com o Carpe Diem, eles se mostram necessitados de quebrar regras e realmente aproveitar o dia. Já o Fugere Urbem se mostra presente no filme quando os alunos resolvem ir à gruta, que é um local proibido, pois não está nos domínios da escola.
Gruta

Gruta onde os estudantes se reuniam

Esses conceitos fizeram-me refletir sobre o que é realmente importante, pois se tem uma boa formação mas não gostamos do processo não é tão útil, você continua decepcionado e descontente.

Da mesma forma imagino que os autores barrocos, tinham essa vontade de se libertar do sistema em que estavam inseridos, criando o Carpe Diem e utilizando-se também dos extremos, hora são pecadores e horas buscam a Santidade. E ao perceberem isso utilizam do Fugere Urbem a fugida da cidade, a "escapada".

Mas ainda devemos refletir a necessidade do equilíbrio pois no barroco vemos que os extremos se chocam e assim se utilizarmos demais o Carpe Diem, passa-se a viver só disto esquecendo que as outras coisas também são importantes. Não se deve apertar a mão demais nem solta-la demais pois em ambos você ficará sem o conteúdo que deseja.

A expressão Carpe Diem, vem de um poeta antiga chamado Horácio que teve como alvo o futuro, para que deva se pensar o mínimo no futuro, e se concentrar no presente, fazer valer a própria existência no modo de vida desejado, sem se preocupar com consequências que virão no futuro.

O poeta tentou passar para as pessoas que a vida passa muito depressa, e por isso não devemos desperdiçar o nosso precioso tempo com ações que não trazeram satisfação ou qualquer tipo de prazer pessoal. É um alerta para que o destino de uma pessoa tenha de ser controlada por ela mesma, e nunca por qualquer outra influência.

Bernardo Ragonezi- Turma 101

Carpe Diem significa “aproveite o momento”. O termo está em Latim e foi escrito pelo poeta latino Horácio (65 a.C.-8 a.C.), no Livro I de “Odes”, em que aconselha a sua amiga Leucone na frase:“...carpe diem, quam minimum credula postero".

Uma tradução possível para a frase seria “...colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”.

O significado de Carpe Diem é um convite para que se aproveite o tempo presente, usufruindo os momentos intensamente sem pensar muito no que o futuro reserva.

Horácio segue a linha do epicurismo e defende que a vida é breve e a beleza perecível. Sendo a morte a única certeza, o presente deve ser aproveitado antes que seja tarde.

Carpe Diem é viver o hoje sem preocupações com o amanhã. É desfrutar a vida e os prazeres do momento em que se vive. Agora, no presente.

No filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”, a mensagem de “carpe diem” é transmitida em determinado momento aos jovens estudantes para lhes lembrar a brevidade da vida e que, por isso, deveriam vivê-la de forma extraordinária.

( Fábio Augusto , 107)

Também no FANDOM

Wiki aleatória