FANDOM


No latim "Carpe diem quam minimum credula postero.", em portugês "Colhe o dia, quanto menos confiada no de amanhã.". Famosa expressão utilizada pelo poeta italiano Quinto Horácio Flaco (Venúsia, 8 de dezembro de 65 a.C - Roma, 27 de novembro de 8 a.C), é dada pelo significado de "aproveite a vida" ou "colha o dia".

Neste artigo irei relacionar essa expressão Carpe diem com as duas músicas da banda brasileira Titãs, "É preciso saber viver" e "Epitáfio". Tudo bem, mas o que elas tem haver uma com a outra? Aí está, o significado e a mensagem dada por cada uma delas. Vamos analisar:

"Quem espera pela vida

Seja feita de ilusão

Pode até ficar maluco

Ou morrer na solidão

É preciso ter cuidado

Pra mais tarde não sofrer

É preciso saber viver"


Nesta primeira parte, a mensagem desta letra mostra de fato que aquele que vive sobre ilusões, que sonha alto sem estar com os pés no chão e vive na espectativa que tudo será realizado,assim não aproveitando as coisas boas que a vida exerce e por consequência podendo acabar ficando maluco e para mais tarde sofrer por ter começado a ver a realidade tarde demais, por isso é preciso sonhar com os pés no chão e "carpe diem!"


"Toda pedra no caminho

Você pode retirar

Uma flor que tem espinho

Você pode se arranhar

Se o bem e o mal existem

Você pode escolher

É preciso saber viver"


Para a segunda parte temos que com todos os obstáculos que aparecem em seu caminho, não deixa de ser um caminho fácil, pode acontecer de desistirmos e não tirar nenhum aproveito disso, sendo causa de escolhas erradas, fazem com que tudo seja jogado para o lado e ficamos parados, sem continuar a caminhar. Por mais que apareçam várias pedras de vários tipos e de vários tamanhos, não são motivos para desistirmos de caminhar a linha da vida e aproveitar cada momento que ela nos dá, basta fazer as escolhas que lhe favoreçam e que não façam você sonhar com os pés nas nuvens, por isso mesmo com as dificuldades "carpe diem"!


Música "É preciso saber viver":

Titãs - É Preciso Saber Viver04:21

Titãs - É Preciso Saber Viver







A música "Epitáfio" faz um pouco mais de sentindo em relação ao uso da expressão feita pelo poeta italiano, veja abaixo:

"Devia ter amado mais

Ter chorado mais

Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais e até errado mais

Ter feito o que eu queria fazer

Queria ter aceitado as pessoas como elas são

Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger


Enquanto eu andar distraído


O acaso vai me proteger


Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos, trabalhado menos


Ter visto o sol se pôr


Devia ter me importado menos com problemas pequenos


Ter morrido de amor


Queria ter aceitado a vida como ela é


A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

O acaso vai me proteger


Enquanto eu andar distraído


O acaso vai me proteger


Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos, trabalhado menos


Ter visto o sol se pôr."


A letra acima mostra claramente o arrependimento e a angustia do indivíduo por não ter aproveitado das pequenas coisas da vida que possuem um significado de um valor maior. Somos tão ativos que nem paramos para dar atenção e valor a esses mínimos detalhes e com consequência disso, vem a famosa frase do arrependimento "eu devia ter feito isso...eu devia ter feito aquilo".


Por isso devemos parar um pouco e prestar mais atenção nas surpresas que a vida nos prepara e sentir arrependimento apenas por coisas que já fizemos e não por coisas que não fizemos, e é claro, finalizo com um "carpe diem"!


Música "Epitáfio"

Titãs Epitáfio02:51

Titãs Epitáfio







Alicesm101 (discussão) 22h09min de 30 de outubro de 2012 (UTC)Alice Santos Mesquita 101

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória