FANDOM

0,,21256836-GDQ,00

Sociedade dos poetas mortos

Carpem Diem e Fugere Urbem, foram duas expressões usadas no Arcadismo e Barroco. Elas significam a liberdade e o direito que todos tem de se expressar.

Carpem diem foi escrita pelo poeta latino Horácio, seu significado correto é Aproveite o dia. Essa expressão foi muito utilizada no filme A sociedade dos poetas mortos. O filme trata-se de jovens que estudam em um sistema acadêmico rígido totalmente controlado pelos pais. Ao terem o primeiro contato com o Carpem Diem, suas vidas começam a ter sentido, eles quebram regras e saem do estereótipo educacional.

Fugere Urbem também foi escrita pelo poeta latino Horácio. E ela é usada como Lema na literatura Árcade. Seu significado é : Fuja do Urbano. No filme ela é mostrada quando os jovens saem do colégio, o que não é permitido, e vão para uma gruta. Onde recriam a Sociedade dos Poetas Mortos.

Deve-se lembrar que os poetas árcades brasileiro viviam nas cidades e os barrocos queriam ser libertos do sistema onde moravam. Então as poesias feitas, sempre voltavam a natureza e a liberdade.

Carpe Diem no cinema e na música:

Dos filmes são marcados pelo o Carpe Diem um deles é o filme " A sociedade dos poetas mortos"onde o personagem Robin Williams, o professor Keating, utiliza a seguinte frase:

"Mas se você escutar bem de perto, você pode ouvi-los sussurar o seu legado. Vá em frente, abaixe-se. Escute, está ouvindo? - Carpe - ouve? - Carpe, carpe diem, colham o dia garotos, tornem extraordinárias as suas vidas."

Outro filme também usado foi o filme "Poseidon", com personagem de Richard Dreyfuss, onde o arquiteto Richard Nelson, utiliza a palavra pedindo para que seus colegas sentados em uma mesa aproveitem o momento e esqueçam seus problemas.

Na música da banda Metallica , no seu lançamento de 1997, "Reload", apresentou uma música "Carpe Diem Baby", que encoraja o ouvinte a "espremer e chupar o dia" .

E muitos cantores e cantoras colocaram nomes das músicas, nomes nos discos mais vendidos de Carpe Diem.

Também no FANDOM

Wiki aleatória