FANDOM

Estava eu a voltar do Coltec. Entrei em meu ônibus. Acomodei-me, mesmo em pé no final do veículo. Próximos a mim, dois senhores estavam conversando sobre a atual juventude. Comecei a ouvir o que diziam. Os dois homens maduros debatiam a imoralidade e a irresponsabilidade da nova geração humana.

Escutando-os, comecei a refletir sobre tudo o que diziam. Percebi, então, que o que falavam realmente era verdade. Lembrei-me de todos os casos da falta de responsabilidade jovem recente que conhecia. Minha mente foi entupida de pensamentos. Admiti que fazia parte de uma geração desatinada. Mas, o que acontece com relação a imoralidade? Sou obrigado a reconhecer que meu tempo é imoral todas as vezes que me lembro de um baile funk ou do alto índice de adolescentes grávidas.

Cheguei em casa triste, realmente abatido por causa de minhas conclusões. Vi que minha mãe assistia, pela televisão, a um documentário sobre a juventude dos anos 60 e 70. Comecei a assistir também. Nele, havia vários depoimentos de pessoas idosas na época. Para meu espanto, proferiam as mesmas críticas à juventude que os senhores do ônibus.

Não precisei efetuar muitos cálculos para ver que os homens críticos tiveram seus períodos de juventude coincidentes ao do documentário. Entendi, naquela hora, que as gerações podem até ter diferenças, mas nenhuma pode receber título de soberania moral, pois o que se compreende como um comportamento ideal muda com o decorrer dos anos. Daí o choque cultural entre gerações, em que ninguém está certo nem errado. Vamos compreender!

Também no FANDOM

Wiki aleatória