FANDOM

Desemprego....jpg

  O desemprego na Região Metropolitana de BH aumentou no último ano de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED/RMBH). Em comparação com o ano de 2012, a taxa teve um aumento, passando de 5,1% em 2012, para 7,2% em 2013, rompendo assim a série histórica de declínio que se iniciou em 2009, atingindo cerca de 35%.   A região foi a que teve o maior aumento no país. Esse aumento foi impulsionado pelo número da População Economicamente Ativa que cresceu cerca de 4,5%, e que não foi acompanhada pelo número do aumento do nível da ocupação que alcançou apenas 2,5%.

    Há também os que perderam e não procuram mais emprego, esse grupo é formado principalmente por jovens com idades entre 18 e 24 anos, que recebem seguro desemprego, a renda familiar melhorou, ou estão estudando. Com as taxas de desemprego mais baixas nos últimos anos, há pessoas que procuram por vagas, mas não aceitam qualquer uma, e, os que aceitam, não apresentam qualificação.

    O analista do IBGE em Minas, Antonio Braz, afirma que "Até 2012 muita gente inativa entrou no mercado porque as condições eram boas, havia demanda e pagava-se bem por relativa escassez de mão de obra. Mas a atividade econômica reduziu, está abaixo do esperado, e isso acaba refletindo nos resultados, tanto em Belo Horizonte quanto em outras regiões."

    Todos os setores tiveram crescimento no número de vagas, o setor com a maior expansão foi o da indústria de transformação, a oferta de vagas registrou um aumento de 7,4%, ficando a frente de segmento de serviços, que teve uma alta de 3,3%; do setor da construção, que teve aumento de 3,4%; e também do setor de reparação e comércio de veículos, dos quais tiveram aumento de cerca de 4,4%. Houve também um aumento no número de trabalhadores autônomos de cerca de 5,5%.
Pessoas desempregadas.jpg

  “Aguardamos um aumento da expectativa de investimento econômico durante o período eleitoral. A Copa do Mundo também poderá gerar impacto no mercado de trabalho, contribuindo para a criação de postos e para o crescimento do número de autônomos e outras ocupações ligadas ao atendimento dos turistas", afirmou o coordenador técnico da pesquisa, Plínio Campos. 

Também no FANDOM

Wiki aleatória