FANDOM


Desemprego-região-metropolitana-bh

Desemprego em BH

Pela primeira vez em 12 meses, houve retração no nível de emprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014, o número de pessoas ocupadas diminuiu 0,3%, com fechamento de 6 mil postos de trabalho, conforme a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada ontem.

Além disso, a taxa de desemprego subiu 1,5% no período, passando de 6,2% em fevereiro do ano passado para 7,7% no mesmo mês de 2014 e o rendimento real do trabalhador também caiu.

O levantamento é feito pela Fundação João Pinheiro (FJP), Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

De acordo com o coordenador da pesquisa pela FJP, Plínio Campos, a queda no nível de emprego em fevereiro já era esperada, mas ocorreu um aumento do desemprego "bem acentuado" para o período. "Normalmente há crescimento do desemprego em fevereiro, principalmente no setor de serviços, que foi o que ocorreu. Mas dessa vez o número foi maior. Houve alguns agravantes que podem explicar esse aumento, como o Carnaval que este ano foi em março, e o tradicional aumento dos gastos das famílias no início do ano, que leva à queda do consumo e prejudica especialmente esse setor", explicou.

Segundo o levantamento, a taxa de desemprego total na RMBH aumentou 1% entre janeiro (6,7%) e fevereiro deste ano (7,7%). O número de ocupados em janeiro era de 2,309 milhões de pessoas passando para 2,278 milhões em fevereiro. "O contingente de ocupados caiu 1,3%, com redução de 31 mil pessoas no mês passado", afirmou o economista da FJP.

Em fevereiro, a PED registrou 190 mil desempregados na RMBH, contra 166 mil em janeiro - 24 mil pessoas à mais que no mês anterior, aumento de 14,5%. Já em fevereiro de 2013, o número de desempregados era de 151 mil, o que significa que no mês passado houve um crescimento de 25,8%. Por outro lado, o tempo médio de procura por emprego em fevereiro foi de 26 semanas, uma a menos do que no mês anterior.

Images 12

Muitos levam um chute do patrão

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória