FANDOM

Rick riordan 2

Autor da série Percy Jackson e os Olimpianos, Rick Riordan

O-ladrão-de-raios-2-

Capa do livro Percy Jackson - O Ladrão de Raios, escrito por Rick Riordan

Excelente, mas vejo pouquíssimas contribuições do Gabriel e da Giovanna.

Baseado na mitologia grega, Percy Jackson e os Olimpianos é uma série de livros destinados a jovens, a saga em si possui cinco livros e mais dois complementares, todos muito bom para ler, apesar de ser uma leitura menos complexa. Percy Jackson - O Ladrão de Raios é o primeiro livro da série criada por Rick Riordan, o livro possui 385 páginas de pura aventura, foi lançado em 2005 nos EUA e em 2008 no Brasil pela editora Intrínseca. Em 2010, o livro ganhou uma adaptação nos cinemas e a série atingiu a marca de 9 milhões de exemplares vendidos no mundo, o que faz com que a história seja mais conhecida. Percy Jackson é um garoto de doze anos diagnosticado com dislexia e transtorno de défcit de atenção, nunca ficava matriculado em uma escola por mais de um ano, isso porque incidentes estranhos aconteciam em sua volta, logo descobrimos que Percy não é um garoto normal, mas sim, um Meio-Sangue (termo dado para aqueles que são filhos de deuses com mortais). Seu pai é o famoso deus do mar, Poseidon, considerado um dos três grandes deuses junto com Zeus e Hades.

A trama se desenvolve quando a poderosa arma de Zeus, o Raio Mestre, é roubada e a culpa cai em Percy, pois este é o filho de um dos deuses que haviam prometido não ter mais filhos com mortais, sendo assim, tanto Zeus quanto outros deuses acreditam que Percy seja uma ameaça. Para salvar a sua vida, recuperar o Raio Mestre e tentar reencontrar sua mãe, Sally Jackson, que foi levada para o Mundo Inferior, Percy embarca em uma missão com Annabeth Chase (filha de Atena, deusa da sabedoria e da guerra) e com Grover Underwood (um sátiro, metade humano, metade bode) enfrentando Monstros como as Fúrias, a Medusa e outros deuses, como Ares (deus da guerra), entre outros.

O criador da série, Rick Riordan[1], nasceu no Texas - Estados Unidos, por quinze anos deu aulas de Inglês e História na cidade de São Francisco em escolas públicas e particulares e em 2002 ganhou o Prêmio Professor Mestre da prefeitura de Santa Maria. De acordo com o próprio Riordan, a série de ficção para jovens foi criada quando este lia histórias para seu filho mais velho antes de dormir. Antes de dar origem a história de Percy, Rick escreveu uma série chamada Tres Navarre, uma história de suspense destinada a adultos.[[2]]

Percy Jackson - O Ladrão de Raios é estruturado em 22 capítulos, todos narrados em primeira pessoa, pelo próprio personagem principal. A capa do livro mostra Percy no meio do mar, junto com sua espada Anaklusmos (no "gredo antigo) ou Contracorrente em uma mão e na outra o chifre do Minotauro que Percy derrota, logo no início do livro. É possível ver também raios saindo de cima do prédio Empire State Building, ou seja, do Monte Olímpio simbolizando que Zeus descobriu que seu Raio Mestre fora roubado. A história também se desenvolve através de uma profecia, que no caso é a seguinte: "Você irá para o Oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleal. Você irá encontrar o que foi roubado, e o verá devolvido em segurança. Você será traído por aquele que chama de amigo. E, no fim, irá fracassar em salvar aquilo que mais importa". O fato de o livro ser narrado pelo próprio Percy faz com que a leitura se desenvolva facilmente, fluindo muito bem e fazendo com que o leitor se prenda nas páginas do livro. Isso o tornou mais interessante, porque mostra bastante o pensamento do semi-deus, assim evidenciava bastante quando ele ficava com medo, confuso, feliz, triste, entre outras reações. Apesar de haver uma profecia que resume a história, está não é clara, deixando ao leitor um questionamento, mas a história não se prende totalmente a essa profecia.

Percy-Jackson- filme

Da esquerda para direita: Grover (Brendon T. Jackson), Percy (Logan Lerman) e Annabeth (Alexandra Daddario).

O livro teve uma adaptação para os cinemas (como todo livro de história legal e interessante para adolescentes como os mais famosos: Crepúsculo e Harry Potter)em 12 de fevereiro de 2010, o diretor foi Chris Columbus (o mesmo de Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmera Secreta). Percy Jackson é interpretado por Logan Lerman, Annabeth Chase por Alexandra Daddario e Grover Underwood por Brandon T. Jackson. Apesar da grande produção, alguns fãs ficaram decepcionados com a trama no cinema, por não ter sido fiel ao livro por não conter muitas partes, consideradas pelos mesmos, importantes. O sexto capítulo, por exemplo, parte relativamente importante, não foi inclupido no filme. Ele evidenciava que Percy poderia ser o filho de Poseidon, pois a água "agiu" a seu favor durante uma briga. Mas novos roteiristas foram contratados pela FOX para dar continuidade a série com Percy Jackson - O Mar de Monstros sem data de estréia ainda.

thumb|320px|left|Trailer PERCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS

Apesar de conter o mesmo conteúdo de histórias juvenis [[3]] (o herói em questão vai enfrentando problemas ao longo do livro, mas no final consegue resolvê-los), Percy Jackson possui um teor de magia, de algo sobrenatural que atrai as pessoas, mas de uma forma diferente. A aposta de Rick na mitologia grega foi certeira, trazendo histórias que já foram criadas, mas com algo novo. É o caso quando vemos as características dos deuses, mas estas sendo aplicadas no século XXI. A leitura é fácil e envolvente, e em nenhum momento Percy nos decepciona nas suas atitudes.

O livro é tão interessante e a leitura tão prazerosa, que é impossível parar de lê-lo. Talvez a narração tenha bastante culpa sobre esse fator. Outra coisa interessante, é que quando o livro é lido, é como se estivéssemos no Acampamento Meio-Sangue, como se estivéssemos no mundo de Percy Jackson. Acredito que a grande maioria dos leitores se sentiu como um telespectador durante a leitura do mesmo. É realmente incrível como o livro pode ser tão envolvente!! Recomendo a leitura, você vai adorar!!

Também no FANDOM

Wiki aleatória