FANDOM


A rede de ensino na Região Metropolitana de Belo Horizonte apresenta números animadores, mas que ao mesmo tempo nos mostra a fragilidade dessa área importante para o crescimento de um país.

Números apresentados pelo site da prefeitura nos mostra que atualmente existem 1501 escolas na região metropolitana.

 Instituição                      Quantidade de instituições
Escolas Municipais 188
Redes Convencionais 191
Escolas Estaduais 235
Escolas Federais 4
Redes Privadas 811
UMEIs 72
Total 1501
Escola 1

Hoje o número de creches é insuficiente para suprir a demanda em Minas. 295 creches já receberam investimentos de R$ 190,5 milhões, mas apenas 16 estão concluídas. Estima-se que 9 mil crianças estão na fila a espera de vagas.

O fato do ensino da rede pública ser ainda inferior ao das redes privadas, faz com que pais que tenham condições de colocar os filhos nessa escolas particulares aumente o número de escolas da rede privada.

Agora com as cotas, esses pais estão optando por matricular seus filhos em escolas públicas, mas será que hoje nossas escolas públicas? Fica essa pergunta para o futuro, pois com a qualidade do ensino público de hoje, evidentemente não conseguiremos responder a expectativa dos pais ao matricularem seus filhos na escola, que é sem dúvida o melhor ensino para seus filhos.

Segundo pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Belo Horizonte possui o maior número de analfabetos entre as capitais de Sudeste, quase 3% da população. A maioria desses analfabetos relatou a falta de acesso ao ensino.

Em uma pesquisa realizada pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Minas Gerais teve as melhores notas no ensino básico. Mas em contrapartida, o salário do professor ainda é baixo para uma profissão que se exige muito do profissional, sendo assim um motivo adicional para que os alunos sintam a escola como uma prisão, pois me colocando no lugar desses profissionais também me sentiria desmotivado no dia-a-dia do trabalho. Além disso, pesquisas feitas com 84 professores revelaram que 69,1% dos sujeitos apresentam quadros de stress causados pela convivência com a indisciplina dos alunos, baixo nível de remuneração, vida muito corrida em função do trabalho, trabalho aos sábados, pouco tempo livre para as questões pessoais e realizar várias atividades ao mesmo tempo com alto nível de cobrança. 

É no Ensino Médio que se colhe os frutos do Ensino Fundamental, pois alunos que  foram "empurrados" para o Ensino Médio vão encontrar dificuldades, e isso gera um outro problema que é o abandono da escola, pois vários alunos ao repetirem muitas vezes largam a escola, em alguns casos até por outros motivos como trabalho.

Apesar de tudo os números nos revelam que o ensino melhorou muito nos últimos a

Escola dinheiro

nos melhorou muito, provavelmente pelo maior investimento nessa área, que ainda é pouco comparado a países ricos.

E por isso a importância no investimento da educação, pois só assim conseguiremos criar cidadão capazes de resolver esses problemas do país. Somente mudando a educação conseguiremos mudar uma nação, visto que a educação é o pilar de um país. 

Fonte: http://www.comunidademovimentobh.com.br/index.php/noticias/157-numero-de-creches-em-mg-e-insuficiente-para-suprir-demandas-da-populacao


http://gestaocompartilhada.pbh.gov.br/bh-em-numeros

http://www.mg.gov.br/governomg/portal/c/governomg/conheca-minas/minas-em-numeros/12434-educacao/517068-resultados-do-governo-de-minas-na-gestao-antonio-anastasia-educacao/5146/5044

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/07/08/interna_gerais,304863/bh-tem-pior-indice-de-analfabetismo-entre-as-capitais-do-sudeste.shtml http://blogdabeatrizcerqueira.blogspot.com.br/2012/03/realidade-da-educacao-em-minas-gerais.html http://www.itatiaia.com.br/noticia/prefeitura-admite-numero-insuficiente-de-creches-em-belo-horizonte
Charge-educacao-descaso

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória