FANDOM

Causas e Efeitos da elevação da taxa de desemprego no país e reflexos na região metropolitana de BHEditar

 Os Fatores Responsáveis pelo DesempregoEditar

Os dados divulgados recentemente de pesquisas referentes ao desemprego no Brasil não são muitos alentadores, independente das fontes, das metodologias e dos órgãos que as geraram. no entanto, não há mais como negar a queda do emprego no país e nem a existência de taxas de desempregopreocupantes no país.

No início da década de noventa, ocorreu um acirrado debate e uma grande polêmica foi travada entre os maiores especialistas e pesquisadores envolvidos com as questões referentes ao mundo do trabalho, aos processos de abertura de mercado , globalização e regionalização e as tendência ao crescimento das taxas de desemprego em vários países do mundo , incluindo o Brasil. Para certos acadêmicos e pesquisadores, o Brasil não sofreria 

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Belo horizonte (RMBH) no 

ano passado rompeu a trajetória de declínio , iniciada em 2009, e passou dos 5,1% em 2012 para 6,9%. O incremento se deve crescimento de 4,5% (106 mil pessoas) da Populção Economicamente Ativa (PEA), que não foi acompanhado pelo aumento do nível de ocupação (2,5% ou 56 mil). No período, o total de desempregados foi estimado em 171 mil pessoas e o de ocupados em 2.303 milhões.

Em janeiro de 2014 a taxa de desemprego na Região Metropolitana de Belo horizonte apresentou relativa estabilidade ao passar de 6,6% registrados em dezembro de 2013 para 6,7% da Populção Economicamente Ativa (PEA). Esse resultado se deve à redução dos contigentes de ocupados e de pessoas à procura de trabalho. Os dados são parte da pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-RMBH), divulgada pela Fundação João pinheiro (FJP), Secretaria de EStado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Dieese e fundação Seade.

Segundo plínio Campos, coordenador técnico da pesquisa pela FJP, a estabilidade é explicadapelo empate entre o número de pessoas no mercado de trabalho e a diminuição de vagas. "Esse comportamento é reflexo do período de férias, das demissões dos empregos temporários e do baixo aquecimento econômico", explicou.

De acordo com a pesquisa, o tempo médio de procura por trabalho despendido pelos desempregados foi de 27 semanas, uma a mais que o mês anterior. A taxa de participação, que se refere à proporção de pessoas com dez anos ou mais inseridas no mercado de trabalho, passou de 58,6% em dezembro para 57,7%.

Na comparação entre os meses de janeiro de 2013 e de 2014, a taxa de desemprego total na RMBH aumentou de 5,6% para os atuais 6,7% e o nível ocupacional cresceu 1,4%. Foram registrados acréscimos de postos de trabalho nos setores de serviços (39 mil ou 3%) e de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas ( 10 mil ou 2,3%). No entanto, houve redução na construção ( 12 mil ou 5,5%) e na indústria de transformação (9 mil ou 3%).

Também no FANDOM

Wiki aleatória