Wikia

Wiki Mouse

LENDAS BRASILEIRAS CÂMARA CASCUDO

Comentários0
238 pages em
Este wiki
Camara cascudo.jpg

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS Título: Lendas Brasileiras; Nome do autor: Luís da Câmara Cascudo; Nome da editora: GLOBAL EDITORA; Data de publicação: 1945; Numero de paginas: 168 páginas; Preço: R$19.90;

          Introdução

O livro Lendas brasileiras tem como autor Luis da câmara cascudo, nasceu em Natal, Rio grande do norte, 30 de dezembro de 1898 falecendo também em natal em 30 de julho de 1986, foi um historiador, folclorista, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro.Nos livros de Câmara cascudo pode-se perceber que ele ressalta a cultura brasileira, não só no livro lendas brasileiras mas com quase todas suas narrativas por exemplo: Dicionário do Folclore Brasileiro1972, Geografia dos mitos brasileiros 1976 . Ao escrever ele tenta levar uma caracteristica de cada região, norte ao sul, para o conhecimento de todos.

Lendas brasileiras 1.jpg
       Lendas Brasileiras

O livro Lendas brasileiras foi escrito em 1945. organiza-se as lendas de acordo com a região de sua origem. Veja o que são lendas [1]. É contado em 3ª pessoa onde narrador é observador, não presenciando a história mas contando como se estivesse presente, por exemplo: em a missa dos mortos, sudeste, ”A noite era fria e João leite estava com a cabeça coberta para esquentar-se melhor.” pagina 101. Pode-se notar que o autor teve a intenção de colocar na narrativa uma união da linguagem formal com palavras usadas no vocabulário de cada região, dando uma melhor representatividade para a lenda. ”Deitada sobre a branca areia do igarapé, brincando com os matupiris, que lhe passam sobre o corpo meio oculto pela corrente que se dirige para o igapó,...” pagina 13, região norte A LENDA DA IARA. Nesta citação podemos observar palavras usadas na região como igarapé e matupiris. Nas lendas o espaço, ou ambiente, é um dos elementos que interferem bastante, vemos isto mais explícito nas lendas O FRADE E A FREIRA, LENDA DA SAPUCAIA-ROCA, A SERPENTE EMPLUMADA DA LAPA, dentre outras. O livro tem como objetivo mostrar as diferentes culturas de cada região demonstrando assim que o Brasil possui variedades de todas as formas. O livro possui uma leitura agradável e fácil. Apesar, de possuir palavras que não temos muito contato ao variarem de região para região. Há bastante imagens facilitando ainda mais a interpretação do livro.

E para quem aprecia histórias mágicas que contam um pouco da cultura de outras regiões, irá adorar mitologia grega. Veja na wiki; Percy Jackson & os Olimpianos - o Ladrão de Raios , Mitologia grega de volta a cena.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória