FANDOM


Uma das formas de expressão artística mais visíveis no Brasil entre o século XVII e a primeira metade do século XVIII foi o barroco.(VICTOR102) Este estilo chegou à América Latina, especialmente ao Brasil, por meio de missionários jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. Os primeiros templos surgiram como uma transplantação cultural, que se utilizou de modelos arquitetônicos e de peças construtivas e decorativas trazidas de Portugal.(VICTOR102)

O enriquecimento provocado pela mineração e a forte religiosidade dos povos das minas, favoreceram o desenvolvimento das artes em Minas Gerais.

O barroco desenvolveu-se no Brasil ao lado dos primeiros núcleos urbanos. As principais manifestações dessa arte foram as construções religiosas levantadas em Salvador e Recife. Mas, o auge do barroco, manifestou-se nas cidades mineiras do Ciclo do Ouro, como Ouro Preto e Mariana.

A riqueza resultante da exploração do ouro na região de Minas Gerais estimulou, em Ouro Preto, o surgimento do maior conjunto de arquitetura barroca do mundo e justificou o tombamento da cidade como patrimônio nacional, em 1933, e em patrimônio mundial, em 1980.

(VICTOR102) Durante o século XVIII, quando a Europa experimentou as concepções artísticas do Neoclassicismo, a arte colonial mineira resistiu às inovações, mantendo o barroco mais singular posteriormente, isso se deve muito à distância do litoral e as dificuldades de importação de materiais e técnicas construtivas deram ao barroco mineiro um caráter original, que possibilitou a criação de uma arte diferenciada, marcada pelo regionalismo de Minas.(VICTOR102)

A arte barroca evoca a religião em cada detalhe: altares, geralmente em madeira, expõe ricos ornamentos espirais ou florais e é todo entalhado com figuras de anjos e imagens revestidas de uma fina película de ouro. Santos em relevo se espalham pelas capelas da nave central, e o teto, representando geralmente um céu em perspectiva, que aumenta a sensação de profundidade no ambiente.

A vida cultural em Minas Gerais desenvolveu-se principalmente em torno das Igrejas e confrarias. Por essa razão, a arquitetura, a escultura sacra e a música se desenvolveram na região e deixaram importantes registros do barroco brasileiro.

Na arquitetura, temos importantes construções no estilo barroco, como a Igreja do Carmo, em São João Del Rei e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. A arquitetura não-religiosa também foi importante nessa época, um exemplo é a cidade de Tiradentes.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória