FANDOM


Por Caio Zimmerman e Eric Serbinenko

FernandoSabino

Fernando Sabino, autor de "O Outro Gume da Faca"

Fernando Sabino (1923-2004) foi um escritor e jornalista mineiro, ganhador de diversos prêmios e que viveu grande parte de sua vida no Rio de Janeiro. Escreveu diversos livros, muitos sendo de suspense e ficção. Fez parte do quarteto mineiro de escritores, composto por Hélio Pellegrino (1924-88), Otto Lara Resende (1922-92) e Paulo Mendes Campos (1922-91). Estudou direito, lecionou português e foi jornalista, escrevendo para jornais como "O Diário" e "O Jornal", de Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente. Autor de diversas obras, como "O Grande Mentecapto" e "O Encontro Marcado", tem mais de 40 obras publicadas, ganhando prêmios como o prêmio Jabuti de literatura e outros. Morreu em 2004, de câncer no figado, à um dia de completar 81 anos.


Images

Imagem do livro "O outro gume da faca"

O Outro Gume da Faca é um livro escrito por Fernando Sabino e publicado em 1996 pela editora Ática. O livro conta a história de Aldo Tolentino, um advogado de meia idade que trabalha em uma firma com seu amigo, Marco Túlio, que é sócio da firma e portanto patrão de Aldo. Aldo leva uma vida pacata, até mesmo parada, com sua esposa, Maria Lúcia, que vem se tornando cada vez mais "estranha" com o tempo, fato que ele começa a estranhar. Um dia Aldo descobre um segredo muito baixo de Maria Lúcia, e a partir disso ele começa a bolar um plano, um plano perfeito, para expor este segredo de um vez por todas.


O livro "O outro gume da faca" possui uma história pequena e completa, com uma linguagem simples e com um enredo criativo e que prende ao leitor ao livro. O livro em nenhum momento possui ilustrações, o que deixa um espaço melhor para a imaginação, mas a falta de detalhes agrava um pouco este meio de demonstração. Um ponto fraco do livro foi o fato de que o caráter de um dos personagens,Paulo Sérgio (filho de Aldo), muito importante para a história, foi explicitado de uma forma muita curta, deixando dúvidas sobre o motivo das suas ações e terminando o livro de uma forma vazia. Além disso, o livro carece de mais detalhes explicando os fatos e apresentando os personagens, pois é um livro objetivo, mas com isso acaba sofrendo com falta de explicações. Mas isso não afeta muito a história, pois mesmo assim o final é surpreendente e entretem o leitor todo o tempo.


A história é divida em pequenos capítulos sem título, mas cada capítulo é complementar ao outro, sendo que a história é formado como um todo, e não cada capítulo separadamente. O livro possui letras de tamanho razoável, fazendo do livro uma história objetiva e fácil de ler.


Em resumo, "O outro gume da faca" é uma leitura rápida com um enredo criativo e e surpreendente, que apesar de ser uma leitura mais fácil, a narrativa interessante e a história conseguem compensar nesta obra de Fernando Sabino. Não é uma de suas melhores obras, mas consegue prender o leitor por bastante tempo com sua narrativa interessante. É um livro recomendável para iniciantes, pois é uma literatura simples e fácil de se compreender.





Para saber mais: [Fernando Sabino] [O plano mais que perfeito]

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória