Wikia

Wiki Mouse

O alcool e as drogas na adolescência

Comentários9
238 pages em
Este wiki
Ad1.jpg
Ad2.jpg
Ad3.jpg
Ad4.jpg
Ad5.jpg
Drogas2.jpg
Consultoriomedico2 10.jpg

O consumo de álcool e drogas, hoje em dia pelos adolescentes é muito mais comum do que se imagina, principalmente o álcool, isso é um problema grave para a saúde pública com sérias consequências pessoais e sociais para esse jovem. A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações(pricipalmente de seus pais), pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo.É um momento em que naturalmente esse jovem se afasta de sua família e se aproxima mais de seus grupos de amigos.Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também.

O adolescente anseia por novos prazeres e sensações e tem um sentimento natural de onipotência, que o faz adotar comportamentos de risco sem levar em consideração os perigos envolvidos, portanto, é comum nessa fase, por curiosidade ou pela busca de um prazer imediato ele se envolver nos meios das drogas e do álcool, é comum também, o adolescente na ânsia de se tornar um adulto, imitar o comportamento dos mais velhos e de sua própia família. À procura de sua identidade, o adolescente torna-se uma presa de fácil manipulação, tanto pelos amigos, como pela mídia, a qual estimula, por exemplo, o uso do álcool e do tabaco, apresentando-os como sinônimos de status e sucesso(Exemplo:em novelas é muito comum o personagem mais rico fumar e beber).É comum também nesta fase, o adolescente apresentar um sentimento básico de solidão e sair a busca de algo que preencha este vazio, sentimento este que pode vim de uma época de carência afetiva de sua infância, de sua relação com os pais ou de suas próprias vivências.

Para o jovem viciar é bem facil, dificil mesmo é acabar com esse vicio.As etapas são as seguintes:

- Exerimentação - por influência, curiosidade ou outros motivos, o jovem experimenta a droga,

- Uso regular - esse jovem acaba gostando e volta a experimentar,

- Uso frequênte - esse jovem agora começa a usar esse droga quase todos os dias,

- Dependência - esse jovem virou dependente desta droga e agora está viciado.
Alcoolismo 3.jpg

O jovem, em geral, cada vez mais cedo experimenta algum tipo de psicotrópico ou psicoativo. Segundo o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), 5,2% dos brasileiros entre 12 e 17 anos são dependentes de álcool, 2,2% de tabaco, 0,6% de maconha e 0,2% de tranqüilizantes. O Cebrid também identificou que 15,5% dos estudantes brasileiros de ensino fundamental e médio da rede pública já usaram solventes e inalantes pelo menos uma vez na vida. Esse número sobe para 19,1% quando considerados apenas os jovens entre 16 e 18 anos. A idade de início do uso do álcool – droga com a menor idade de início – é, em média, de 12,5 anos, de acordo com o estudo. A Organização Mundial da Saúde considera o alcoolismo uma doença de caráter triplo, pois afeta a mente, o físico e o social. Os problemas procedentes do consumo do álcool se referem a diferentes áreas: familiares, educacionais, legais, financeiras e operacionais.

Atualmente no Brasil um programa sócio-educativo chamado PROERD (Programa educacional de resistências ás drogas), é um programa sócio educativo em que militares capacitados ficam em média 4 meses em escolas públicas e privadas e que um dia da semana eles dão aula para alunos de 5° e 7° série, explicando sobre as drogas,os problemas em usa-las e como cobate-las, é um programa muito importante que pode ajudar muitas crianças e jovens informando-as o mais cedo possível.

Mas o PROERD sozinho não tem tanta eficacia, o trabalho deve ser densenvolvido começando em casa, com os responsaveis dos jovens, ter uma conversa todos os dias, para ver o que está passando na mente do adolescente, já que essa fase , é um periodo onde o jovem mais gosta de "aventuras".

Enfim, a droga e o álcool são problemas muito sérios que infelizmente só está aumentando entre os jovens, é necessário que suas famílas os alertem conversando e aconselhando sempre, pois ter comunicação com os filhos é o principal para que esse problema seja menor. O desempenho escolar e a convivência com pessoas de melhores carater ajuda muito, e é necessário também que o jovem tenha consciência que consumir álcool e drogas faz mal a saúde, ele poderá ter no futuro varias doenças como cancêr e pode até morrer de overdose.É sempre bom ouvir conselhos principalmentes dos pais.
Images.jpeg

Nunca é cedo demais para previnir.

0000000527.jpg

Fonte falando sobre os dados da Cebrid:http://www.alcoolismo.com.br/artigos_jovens/as_drogas_e_a_adolescencia.html

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória