FANDOM

Kiki

Fernando Tavares Sabino nasceu em Belo Horizonte no dia 12 de outubro de 1923. Ele escreveu "O Encontro Marcado"(1956)e este foi seu livro de maior sucesso. Além de "O Encontro Marcado", suas principais obras foram "O Homem Nu" (1960), "O Menino no Espelho" (1982) e "O Grande Mentecapto" (1979), que deu a Fernando Sabino o Prêmio Jabuti. Já "O outro gume da faca" foi publicado em 1996, pela editora Ática, porém neste não foi concebido nenhum prêmio.

Fernando Sabino foi jornalista e se formou em Direito. Ele fundou em 1967, em conjunto com Rubem Braga, a Editora Sabiá, onde publica livros de Vinicius de Moraes, Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Clarice Lispector, entre outros.Em julho de 1999, recebe da Academia Brasileira de Letras o prêmio "Machado de Assis" pelo conjunto de sua obra. No dia 11 de outubro de 2004, antes de completar 81 anos, Fernando Sabino morre vítima de câncer no fígado. O escritor lutava contra a doença desde 2002.

Existe o plano mais que perfeito? Essa é a questão retratada no livro "O outro gume da faca". Este conta a história de um advogado de 50 anos, casado e com 3 filhos, sendo que um é de seu primeiro casamento. Aldo Tolentino começa a perceber um comportamento estranho de sua atual esposa e decide investigar essa questão. Logo, descobre o motivo pelo qual Maria Lúcia está mudando: sua mulher vem cometendo adultério com seu melhor amigo e chefe, Marco Túlio. Logo, Aldo planeja surpreende-los. Em fim, o que poderá acontecer? Como Aldo irá reagir diante desta traição? Ou como diz o autor: Às vezes, é preferível não saber para não pagar pelo crime de ter sabido pouco? Todos esses acontecimentos com o pobre Aldo irão acabar fazendo com que ele conheça o outro gume da faca? Infelizmente, essa é a questão...

O livro não conta com ilustrações é dividido em capítulos, em que não há títulos. A história é narrada na terceira pessoa (narrador onisciente) com uma linguagem simples e atual,contando,as vezes, o que o Aldo pensa.Os diálogos são em discurso direto. É uma narrativa tradicional com início, meio e fim. O tempo é cronológico, sendo o espaço dessa narrativa um espaço geográfico (Rio de Janeiro e São Paulo). Enfim este livro aborda aos leitores emocionantes surpresas, em uma obra de 92 páginas de suspense, sendo ideal e super interessante para o público jovem até os adultos.

Podemos ver no enredo desta história que esta é diferente de todas as outras histórias policiais, pois já sabemos quem é o possível criminoso, queremos é descobrir que tipo de crime ocorreu (se é que ocorreu), como disse o próprio autor. Isto é interessante, porque mostra uma nova perspectiva literária, podendo avaliar as causas que levaram o personagem a executar o plano e ver que nem tudo acontece do jeito que queremos.

Os personagens e a história em si demonstram muito da sociedade atual: um homem que ao saber que fora traído pela sua mulher sente-se ao desejo de se vingar, tentando "manter sua honra"; uma amizade infiel; a incompetência de certos funcionários em sua profissão (no caso os agentes de vôo, que não olharam a carteira de identidade do Aldo); a crença em superstições (o gato preto) e, por fim a preocupação dos pais com seus filhos.

Não há falhas nessa obra, há uma boa explicação dos fatos e esta traz um bom divertimento aos leitores. Esta é a nossa opinião, mas verifique também outros artigos sobre O Outro Gume da Faca como em: [O tiro que saiu pela culatra]

Também no FANDOM

Wiki aleatória