FANDOM


Cj1
Cj10
Cj11
Cj12
Cj13
Cj14
Cj15
Cj2
Cj3
Cj4
Cj5
Cj6
Cj7
Cj8
Cj9
Por Jéssica e Sérgio - Turma: 103

De acordo com o IBGE, em 2006 o Brasil possuía cerca de 50 milhões de jovens, totalizando 28% de toda a população brasileira, é por isso que somos considerados uma grande importância no mercado consumidor. Isso quer dizer que existem inúmeras propagandas direcionadas aos jovens através da televisão, da internet, por mensagens em celulares e muito mais. Por termos acesso as informações de uma maneira rápida, logo somos bombardeados de propagandas que nos estimulam a consumir mais. Estudos indicam que a cada 10 jovens brasileiros, sete afirmam que gostam de fazer compras, com esses resultados temos os maiores consumidores juvenis do mundo. E para entendermos esses resultados precisamos entender o que se passa na cabeça dos jovens. O que eles valorizam nesta idade é a sua vida social, em alguns momentos até mais do que sua vida familiar, e para eles, ser aceito está relacionado com aquilo que você tem e usa, logo, suas preferências são os produtos de marca. Uma explicação para essas novas “máquinas de consumo” vem da jornalista americana Alissa Quart que diz “nos últimos anos as empresas adotaram a estratégia de direcionar esses produtos para os jovens. Esse avanço foi influenciado pelo estilo de vida dos astros de rap e hip hop, que valorizam esses produtos em sua música e em sua vida pessoal.” Atualmente, criar uma propaganda que seja engraçada, que use uma música popular e que inove, são os ingredientes certeiros para atingir o público jovem em massa a ir às compras.

Cc

A bebida mais consumida pelos jovens em todo o mundo é a Coca Cola, no Brasil, a bebida é o segundo produto mais consumido pelas famílias.

Fffd

A influência dos jovens nas compras em família.

Tanto consumo assim, influência na vida familiar destes jovens, que a cada dia que passam tem mais poder sobre as compras realizadas em família, um exemplo são os refrigerantes que são o segundo maior produto vendido no Brasil. Alguns pais acreditam que, em relação a certos produtos, é bom ouvir a opinião do seu filho, pois este conhece relativamente melhor o produto do que eles.

Entre os produtos mais consumidos por essa geração estão os tênis (mais especificamente o All Star, o "queridinho" dos jovens desde a década de 80), os celulares que viraram seus companheiros indispensáveis, atualmente os livros (como a saga Crepúsculo), chicletes (principalmente o Trident), as batatas Ruflles, produtos encontrados na maior lanchonete do mundo, o Mc Donalds e as máquinas digitais. Mas não só com bens materiais que eles andam gastando seu dinheiro, além disso, estão também a saídas aos cinemas, shows e viagens.

As compras dos jovens nos mostram esse perfil de consumo adquiridos por ele, e deixa ainda mais claro que estes estão presos na "ditadura do consumo", é preciso ensinar aos jovens a agir pensando nas consequências e não por impulso, cabe aos pais a tarefa de fazer isso, induzir os filhos a saberem ir às compras. É claro que não é tomar medidas como proibir os filhos de irem aos shoppings, mas sim educá-los financeiramente. Uma das iniciativas oriundas de uma instituição conhecida, o Procon, foi uma cartilha produzida pelo mesmo, "O Manual do Jovem Consumidor" que mostra as estratégias das empresas em induzir os jovens as compras antes mesmo deles entrarem no mercado de trabalho. Além disso, na cartilha podemos encontrar dicas de administração do dinheiro em relação a cartões de créditos, compras à prazo e empréstimos, tudo em uma linguagem acessível a tal público. E para finalizar, o guia possui ainda recomendações ao uso de certos serviços como o de lan houses.

Tenso1

A diferença do que as garotas e os garotos compram. Até sobre isso as empresas pesquisam para atingir em cheio seu público alvo.


FONTES: 1. http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_080.html - acessado em 03/04/2011, as 14:22h. 2. "O Comportamento do Consumidor Jovem", pesquisa realizada por Anna Célia Affonso dos Santos Ferreira, especializada em Marketing de Empresas.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória