FANDOM

Nos últimos anos, tem-se visto uma crescente tendência à passagem do poder para as mãos dos jovens. Este fato ocorre porque, antigamente, não era preciso muita formação profissional e hoje, os jovens têm consciência de que, se quiserem ter bons empregos, precisam de muita informação e formação de qualidade. Por terem bons currículos, os jovens atuais têm almejado e conseguido cargos cada vez mais altos. Um exemplo deste fato é que antigamente, ter um curso superior bastava para ter destaque no mercado e trabalho e hoje é necessário a conclusão de outras especificações em sua área, como pós-graduação, mestrado e até doutorado.

Em conseqüência desta situação, os jovens estão se tornando a maioria no ramo empresarial. Segundo a revista on-line abril.com, “Eles chegam e dominam o pedaço. Têm ânsia de aprender, desprezam hierarquia, adoram trabalhar em equipe, mas são individualistas na hora de atingir metas.”. A revista ainda ressalta que a ‘Geração Z’ (uma geração que nasceu sob o advento da internet e do boom tecnológico) têm pressa de subir degraus nas empresas e corporações em que trabalham. “se por um lado a juventude atual se destaca pela criatividade e rapidez de raciocínio, por outro tem seus pontos fracos na impaciencia e infidelidade” diz a revista.
Grafico.jpg

O maior exemplo da visão empresarial desta geração é Mark Zuckerberg, criador do site mais valioso do mundo, o Facebook, que vale aproximadamente 65 bilhões de dólares e dono da 52ª maior fortuna do mundo, de acordo com a revista Forbes, de 13,5 bilhões de dólares. Zuckerberg tem 26 anos e representa a imagem do jovem do séculos XXI.

Mas não é só no ramo empresarial há um maior destaque dessa geração. Na política, a tendência da passagem do poder também se faz presente. Atualmente, existe uma esperança na renovação a política no Brasil por meio da juventude, pois há uma deficiência ainda muito grande no país nesse quesito. Baseados nessa esperança, muitos jovens elegem-se com a promessa de novas idéias e um novo olhar político para a sociedade. Exemplos de jovens no poder brasileiros são Pedro Abramovay, de 29 anos, ministro da justiça que fez projetos de leis importantes, como a lei seca e o Estatuto do desarmamento e Daniel Vargas, de 30 anos, ministro dos assuntos estratégicos. Hoje, 25,73% dos deputados eleitos tem até 35 anos.

Sendo assim vê-se é crescente a participação tanto no setor empresarial, quanto na política e até na cultura. Resta saber se a criatividade e a modernidade das gerações mais novas compensam sua falta de experiência, impaciência e em muitos casos, sua irresponsabilidade. Certo é que essa balança, até agora, tem sido favorável aos mais novos integrantes do mercado de trabalho.

Também no FANDOM

Wiki aleatória