FANDOM


O Rio da Velhas é um rio que nasce no Parque Municipal das Andorinhas em Ouro Preto. A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas está localizada na região central de Minas Gerais e é responsável pela maior parte do abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O Rio das Velhas tem 801 Km de extensão e corta 51 municípios mineiros até desaguar no Rio São Francisco. A Região Metropolitana de Belo Horizonte ocupa apenas 10% da área do rio, porém contém cerca de 70%  da população dessa região devido a grande concentração de pessoas e de atividades 

Mapa-3-subdivisoes-velhas camargos 2005

Bacia do Rio das Velhas. Disponível em: http://www.cbhvelhas.org.br/index.php/more-about-joomla/a-bacia.html

industriais, esta concentração de pessoas é a maior responsável pela poluição do rio. Toda a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas está localizada dentro do estado de Minas Gerais, em sua região central, ocupando um área de drenagem de 29.173km2 (FEAM, 1998). 
Editar

O Rio das Velhas pode ser dividido em Alto, Médio e Baixo.O Alto Rio das velhas compreende todo o Quadrilátero Ferrífero e tem Belo Horizonte, Sabará e Contagem como limite ao Sul. O Médio Rio das Velhas vai do Rio Paraúna (afluente do Velhas) até o município de Curvelo.O Baixo Rio das Velhas vai de Curvelo até Pirapora.

A) Alto rio das Velhas: compreende toda a região denominada Quadrilátero Ferrífero, tendo o Município de Ouro Preto como o limite ao sul e os municípios de Belo Horizonte, Contagem e Sabará como limite ao norte. Uma porção do município de Caeté faz parte do alto rio das Velhas, tendo a Serra da Piedade como limite leste. 

b) Médio rio das Velhas: ao norte traça-se a linha de limite desse trecho da bacia coincidindo com o rio Paraúna, o principal afluente do rio das Velhas. No lado esquerdo, atravessa o município de Curvelo e, em outro trecho, coincide com os limites do município de Corinto. 

c) Baixo rio das Velhas: compreende, ao sul, a linha divisória entre os municípios de Curvelo, Corinto, Monjolos, Gouveia e Presidente Kubitscheck e, ao norte, os municípios de Buenópolis, Joaquim Felício, Várzea da Palma e Pirapora. 

Os Municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas são:

Rio das Velhas

Desenho esquemático do Rio das Velhas, em sua grandeza territorial.

- Araçaí 
- Augusto de Lima 
- Baldim 
- Belo Horizonte 
- Buenópolis 
- Caeté 
- Capim Branco 
- Conceição do Mato Dentro 
- Confins 
- Congonhas do Norte 
- Contagem 
- Cordisburgo 
- Corinto 
- Curvelo 
- Datas 
- Diamantina 
- Esmeraldas 
- Funilândia 
- Gouveia 
- Inimutaba 
- Itabirito 
- Jaboticatubas 
- Jequitibá 
- Joaquim Felício 
- Lagoa Santa 
- Lassance 
- Matozinhos  
- Monjolos 
- Morro da Garça 
- Nova Lima 
- Nova União 
- Ouro Preto 
- Paraopeba 
- Pedro Leopoldo 
- Pirapora 
- Presidente Juscelino 
- Presidente Kubitschek 
- Prudente de Morais 
- Raposos 
- Ribeirão das Neves 
- Rio Acima 
- Sabará 
- Santa Luzia 
- Santana de Pirapama 
- Santana do Riacho 
- Santo Hipólito 
- São José da Lapa 
- Sete Lagoas 
- Taquaraçu de Minas 
- Várzea da Palma 
- Vespasiano

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória