FANDOM


Há duas teorias que explicam o significado de Barroco, a primeira é de que essa palavra deriva de ‘’barrueco’’, uma palavra em espanhol que significa pérola irregular/defeituosa. A segunda teoria é que a palavra Barroco nomeie processos confusos de raciocínio. Estes significados reforçam o caráter defeituoso do estilo barroco visto pela concepção clássica, já que contrariava os padrões de beleza da época e foi considerado pejorativo, bizarro, decadente, que degradava a arte renascentista.(Gabriela Moreira 101)

[Vitor 102] As características já citadas a cima refletem principalmente em um caráter psicológico, as pessoas que viviam na época estavam muito confusas mediante as mudanças que estavam acontecendo, o barroco também pode significar uma consequencia do renascentismo, movimento que resultou em um enfraquecimento da igreja, essa ascenção da razão sobre as crenças religiosas levou muitas pessoas a questionar os ensinamentos da igreja. Tais questionamentos guiaram artistas, poetas, etc. No periodo do fimal do seculo XVI ate meados do século XVIII a criarem o "estilo barroco" que se iniciou [Vitor 102] na Itália e logo após se difundiu entre os países católicos da Europa e América, já que a maior parte das suas obras são voltadas para o lado religioso, isso antes de ser modificada ao atingir os países protestantes e pontos do oriente.

Rubens - The Consequences of War

Pietro da Cortona: O triunfo da Divina Providência, 1633-1639. Afresco em teto do Palazzo Barberini, Roma acesso em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória