FANDOM

Pessoas diferentes
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Aluno: Victor Melo Seixas Turma: 103 Data: 14 de Março de 2011

Uma língua sempre está sujeita a sofrer variações devido à influência de inúmeros fatores. Tais variações, que às vezes são pouco perceptíveis e outras vezes bastantes evidentes, recebem o nome genérico de variedades ou variações linguísticas. São exemplos de fatores que estão diretamente ligados à variedade de uma língua: diferença de sexo, de idade, de escolaridade, fatores socioeconômicos, geográficos e etc.

Por exemplo, há diferenças na fala entre um gari e um advogado, um juiz de Minas Gerais e um da Bahia, um adolescente conversando no MSN e um adulto enviando um e-mail, uma pessoa que nunca foi na escola e uma com ensino médio completo.

Como forma de observar alguns casos de variações linguísticas realizamos uma entrevista com três pessoas de diferentes faixas etárias: uma senhora idosa, um adulto e uma adolescente. Sem que eles soubessem o objetivo da entrevista fizemos três perguntas sobre o tema: “Se os adolescentes dominassem o mundo”. Suas respostas foram gravadas e transcritas.

Na transcrição das respostas é fácil observar que o grupo o qual a pessoa faz parte é o que vai definir qual a variedade lingüística que ele fará uso, por exemplo: na fala da adolescente há o emprego de gírias e também há a redução de letras nas palavras, já na do adulto observa-se a preocupação do emprego de um português mais formal, talvez pelo o fato dele ser um tenente, porém este também se utiliza da redução de letras em algumas palavras. A senhora idosa foi mais conservadora em seu modo de falar. A transcrição da fala mostrou que os entrevistados usam a norma padrão da língua, porém em uma variante informal com características próprias da fala.

O trabalho foi muito produtivo, pois pudemos perceber que o modo que as pessoas falam, mesmo diferente do padrão, nem sempre não pode ser considerado como errado, pois vivemos em um país culturalmente diversificado, onde existem várias formas de falar português, e que seria um ato de descriminação apontar que determinada pessoa fala do jeito correto e aquela outra não, o que deve haver é adequação da sua comunicação à situação.

Também no FANDOM

Wiki aleatória