FANDOM

Vio.jpg

Violência : Problema global

A violência atingiu altos índices em Belo Horizonte, assim como em todo o país. A constatação pode ser comprovada pelos números: em 2013, por exemplo, a taxa de crimes era de 34,7 mortes a cada 100 mil habitantes, mais de três vezes o aceitável pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

A audácia dos ladrões e assaltantes, assim como a frequência em que eles vêm atuando, têm assustado comerciantes e clientes, e comprometendo inclusive as vendas. Hoje, os consumidores estão amedrontados de ir às compras, principalmente nas regiões mais precárias da RMBH.

Será que esse problema pode ter uma solução? A violência é presencianda em nosso cotidiano como nas escolas, ruas, festas, entre outros. O índice vem só aumentando e devemos tomar grandes providências para termos uma amenização do problema. 

Gráfico jovens óbito (arte Cynthia Salles).jpg

disponivel em:http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/Jornal/Pais/Jovens-no-alvo-no-mapa-da-violencia-por-armas-de-fogo-17854.html#.U0rS9VVdV5M. Violência1998-2010

Diante desse quadro alarmante, fazem-se necessários investimentos urgentes em um melhor aparelhamento da polícia, profissionais mais bem treinados, um efetivo maior de policiais e na modernização de seus serviços de inteligência. Uma maior segurança somente será possível com a intervenção do Estado para garantir esse direito de todo e qualquer ser humano.

As pessoas que mais sofrem por esses atos geralmente são pessoas de baixa condição social. O Brasil está passando por grandes problemas e um deles é a violência que está absurda, todos devem ter uma concientização e tentar mostrar às outras pessoas que podemos diminuir esses atos! Em locais de baixo desenvolvimento a segurança é muito precaria e por isso a violência é maior, isso é um grande problema a todos, mas com a ajuda o desenvolvimento pode aumentar e ter uma melhoria para esses locais.

Anastasia.jpg

Protesto no bairro Buritis em fevereiro de 2014 pela melhoria na segurança

Esse é um problema mundial, assim, não podemos fechar os olhos para o problema, e devemos ver a nossa parcela de culpa na atual situação do País. Votemos conscientes, para que tenhamos nosso direito garantido! É preciso virar essa página da história, para iniciar uma fase nova, num país mais tranquilo e justo , com dias melhores onde reine a segurança, o crescimento e uma vida digna para todos!

Mas como combater essa violência? O governador de MG, Anastasia, anunciou novas medidas como:

  • Aumento do número de policiais militares e civis para ampliar a prevenção, repressão e elucidação de crimes;
  • Utilização de recursos tecnológicos e estruturação de funções, permitindo mais rapidez e eficiência no atendimento de ocorrências e facilitando o registro de crimes;
  • Novas viaturas e novas unidades do Programa Fica Vivo! em todo o Estado.

Segundo o governador, já nesta segunda-feira 1.300 servidores civis aprovados em concurso da Polícia Militar serão convocados e têm até 30 dias para serem empossados. Estes profissionais vão atuar na área administrativa, liberando um número equivalente de PMs, que hoje fazem esse tipo de serviço, para o policiamento ostensivo nas ruas. Todo o Estado será contemplado.

Nos próximos dias, outros 800 militares e 163 cadetes do curso de formação de oficiais vão compor três novos batalhões da Polícia Militar na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Estes policiais serão deslocados para as áreas onde existe a necessidade de complementação do efetivo e, assim, realizarão operações, blitzen e abordagens diversas, além de ocuparem áreas de grande circulação de pessoas.

Estes profissionais estão sendo deslocados para atividades finalísticas, a partir de um novo planejamento operacional desenvolvido pelo Comando da Polícia Militar do Estado. Vale lembrar que 2.100 novos soldados já estão em formação na Academia de Polícia e vão para as ruas nos próximos meses.

Para a Polícia Civil, uma das principais ações do conjunto de medidas de combate à criminalidade foi antecipada pelo governador Antonio Anastasia na semana passada: a autorização para abertura de concurso público com 1.000 vagas para o cargo de investigador.

Wiki segurança.jpg

Também no FANDOM

Wiki aleatória