FANDOM


Geração x y z.gif

Gerações X, Y e Z

Generation x.jpg
Geracao y-217x300.jpg

Geração Y

Capturar.PNG

Geração Z

O problema em definir uma geração é que como foi explicado por Fran Kick, não existe uma linha rígida entre 31 de dezembro de um ano de 1ª de janeiro do ano seguinte, frequentemente a mudança de gerações pode demorar de 3 a 5 anos, talvez até mais.[1][2]Mas ainda assim podemos ver diferença entre elas como irei definir a seguir.


Geração X

Também conhecida como Gen X inclui na maioria das fontes os nascidos entre as décadas de 60 e 70, embora também seja citada tendo início na década de 50 e também com fim na década de 80, embora nunca ultrapasse 1982. De qualquer forma este termo define os nascidos após a Segunda Grande Guerra e em seu tempo foram vistos como jovens sem identidade, aqueles que iriam enfrentar um indefinido e possivelmente hostil futuro. O termo foi usado, por Jane Deverson, em um estudo de 1964 a respeito da juventude britânica. Deverson foi convidada pela revista Woman's Own para entrevistar os adolescentes da época. O estudo revelou uma geração de adolescentes para quem era normal manter relações sexuais antes do casamento, que não acreditavam muito em Deus, que não gostavam da Rainha Elizabeth II e não respeitavam os pais. Por serem achados polêmicos, a peça foi considerada inadequada para a revista. Deverson, em uma tentativa de salvar sua pesquisa, trabalhou com o jornalista Charles Hamblett para criar um livro a partir do estudo.[3]

Geração Y

A Segunda geração foi a denominada Geração Y,[4] também chamada de Geração Next ou Millennnials. Apesar de não haver um consenso a respeito do período desta geração, a maioria da literatura se refere à Geração Y como as pessoas nascida entre os anos 1980 e 2000. São, por isso, muitos deles, filhos da geração X e netos da Geração Baby Boomers. Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram-nos de presentes, atenções e atividades, fomentando a autoestima de seus filhos. Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas. Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de alta tecnologia, como telefones celulares de última geração, os chamados 'smartphones' (telefones inteligentes), para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores.As características dos jovens da geração Y em geral é que eles estão mais preocupados com a realização pessoal e se importam mais com o meio ambiente do que as gerações anteriores, mas sem a rebeldia da Geração X. Eles também precisam estudar mais, pois o mercado de trabalho está muito concorrido, além disso não costumam ficar muito tempo em um emprego, pois como estão preocupados com a realização pessoal essa geração sempre muda de emprego quando sente que este não está atendendo suas expectativas.

Geração Z

A grande nuance dessa geração é zapear. Daí o Z[5]. Em comum, essa juventude muda de um canal para outro na televisão. Vai da internet para o telefone, do telefone para o vídeo e retorna novamente à internet. Também troca de uma visão de mundo para outra, na vida.

Garotas e garotos da Geração Z,[6] em sua maioria, nunca conceberam o planeta sem computador, chats, telefone celular. Por isso, são menos deslumbrados que os da Geração Y com chips e joysticks. Sua maneira de pensar foi influenciada desde o berço pelo mundo complexo e veloz que a tecnologia engendrou. Diferentemente de seus pais, sentem-se à vontade quando ligam ao mesmo tempo a televisão, o rádio, o telefone, música e internet. Outra característica essencial dessa geração é o conceito de mundo que possui, desapegado das fronteiras geográficas. Para eles, a globalização não foi um valor adquirido no meio da vida a um custo elevado. Aprenderam a conviver com ela já na infância. Como informação não lhes falta, estão um passo à frente dos mais velhos, concentrados em adaptar-se aos novos tempos.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória